Arte é a expressão de um ideal estético através de uma atividade criadora. É um tipo de manifestação humana universal (existe em todas as culturas) que se comunica de forma simbólica e criativa com a sociedade.
Uma obra de arte transmite ideias, sentimentos, crenças ou emoções. Essa linguagem pode ter também finalidade transgressora, expondo ao mundo uma visão crítica, de denúncia e nem sempre agradável da realidade.
O termo arte vem da palavra latina ars, que significa “talento”, “saber fazer”.
Existem muitas definições de arte e seu significado varia conforme a época e a cultura. Atualmente, a palavra arte é usada para designar a atividade artística ou o produto da atividade artística. Enquanto atividade, a arte é uma criação humana que busca aliar forma e conteúdo para se comunicar a partir de um conjunto de técnicas.
Para o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), a arte imita a natureza (mímesis), mas também, por vezes, a completa. Segundo Aristóteles, está na origem da atividade artística a propensão natural do homem a imitar.
Para o filósofo alemão Immanuel Kant (1724-1804), a arte diferencia-se da natureza por ser uma atividade racional e livre. Assim, uma teia de aranha, embora possa parecer bela, não é uma obra de arte, já que se trata de uma tarefa mecânica e natural.
Para Kant, a arte também se diferencia da ciência. Para ele, para se produzir uma obra de arte não basta ter conhecimento sobre um determinado assunto – é preciso ter habilidade para fazer. Kant define a arte estética como aquela cuja finalidade imediata é o sentimento do prazer, não apenas o prazer ligado às sensações, mas também o prazer da reflexão.
A dificuldade de definir arte está na sua direta relação e dependência com a conjuntura histórica e cultural que a fazem surgir. Isso acontece porque quando um estilo é criado e estabilizado, ele quebra com os sistemas e códigos estabelecidos.
Para os povos primitivos, a arte, a religião e a ciência andavam juntas. Originalmente, a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades.
Assim, a arte é um reflexo do ser humano e representa a sua condição social e essência de ser pensante.
História da arte
A história da arte consiste em uma ciência que estuda os movimentos artísticos, as modificações na valorização estética, as obras de arte e os artistas.
Esta análise é feita de acordo com a vertente social, política e religiosa da época que é estudada. Várias outras ciências servem de auxílio para a história da arte, como a numismática, paleografia, história, arqueologia, etc.
Através da história da arte é possível aprender um pouco sobre o ser humano ao investigar a evolução das diversas expressões e manifestações artísticas.
Função da Arte
Mas, afinal, para que serve a arte? Por ser uma atividade de difícil definição e ter formas variadas de expressão, muitas vezes a “função” da arte tende a ser mal compreendida.
Na verdade, não há um único objetivo ou finalidade ao se fazer arte. Entretanto, podemos dizer que essa atividade contribui grandemente para uma melhor compreensão do mundo, da sociedade e dos anseios humanos.
Cada cultura e lugar possui seus próprios códigos artísticos e através das obras de artes produzidas por esse povos, podemos entender melhor sobre a vida e a cultura de nossos antepassados. E analisar o passado nos ajuda a refletir sobre o presente.
Além disso, a arte também tem uma função catártica tanto para quem a produz quanto para quem a aprecia – o que chamamos de “fruição”. Ou seja, há um sentido de “limpeza”, libertação e cura na arte.
Tipo de artes
A arte apresenta-se por diversas formas, como a música, escultura, cinema, teatro, dança, arquitetura, etc. Existem várias expressões que servem para descrever diferentes manifestações de arte, por exemplo: artes plásticas, artes cênicas, arte gráfica, artes visuais, etc.
Alguns pensadores (como Hegel e Ricciotto Canudo) organizaram as diferentes artes em uma lista numerada. A inclusão de algumas formas de arte não foi consensual, mas com a evolução da tecnologia, esta é a lista mais comum nos dias de hoje:
1ª Arte – Música;
2ª Arte – Dança / Coreografia;
3ª Arte – Pintura;
4ª Arte – Escultura / Arquitetura;
5ª Arte – Teatro;
6ª Arte – Literatura;
7ª Arte – Cinema;
8ª Arte – Fotografia;
9ª Arte – Histórias em Quadrinhos;
10ª Arte – Jogos de Computador e de Vídeo;
11ª Arte – Arte digital.
Fonte: Significados