Trabalhos de música africana e jazz alternativo também passarão a serem reconhecidos
A academia do Grammy aprovou a inclusão de três novas categorias na premiação musical a partir da edição 2024: melhor performance de música africana, melhor gravação pop dance e melhor álbum de jazz alternativo.
Como explica o THR, a categoria de música africana chega para separar ritmos originários da África da categoria melhor world music, considerada por muitos ultrapassada. Artistas como Burna Boy, Wizkid, Tems e Angelique Kidjo podem competir nessa nova classificação.
Enquanto isso, a premiação para melhor gravação pop dance chega para separar canções de artistas como Beyoncé e Britney Spears dos trabalhos de nomes da música eletrônica, como Skrillex e The Chemical Brothers. Antes, todos competiam sob a denominação de melhor gravação dance/eletrônica.
Por fim, a premiação de melhor álbum de jazz alternativo busca reconhecer “os trabalhos híbridos que misturam jazz com outros gêneros, incluindo R&B, hip-hop, música clássica, improvisação contemporânea, música experimental, rap, música eletrônica/dance e/ou palavra falada“.
O Grammy 2024 ainda não tem data para acontecer.
Fonte: Omelete