A Aliança Francesa, em Salvador, recebe até o próximo dia 27 de julho a exposição “Arte além das convenções”. Sob a curadoria de Dimitri Ganzelevitch, a mostra reúne obras em homenagem à psiquiatra Nise da Silveira, que fazem parte da coleção Casa-Museu Solar Santo Antônio. A entrada é gratuita.
Na sexta-feira (29), a partir das 18h, a Aliança Francesa promove um bate-papo inspirado nas reflexões presentes na exposição. Intitulado “Arteterapia: expressão artística e saúde mental”, o encontro terá mediação de Dimitri Ganzelevitch e contará com a participação de Pitta, João Medina e Antônio Nery.
Pioneira em terapia ocupacional, Nise da Silveira é reconhecida mundialmente por revolucionar o tratamento mental no Brasil. Filha de uma pianista com um professor de matemática, ela se rebelou contra os métodos agressivos aplicados em pacientes com transtornos mentais, como o eletrochoque e o confinamento. Ela defendia uma psiquiatria humanizada, baseada na arte, na criatividade e nos vínculos afetivos com humanos e outros animais – e não no uso excessivo de medicamentos.
* Por Luana Veiga.
Fonte: Alô alô Bahia