MP informou que a obra, iniciada em 2018, não tem projetos arquitetônico e estrutural, por isso oferece riscos ao Terreiro Casa Branca
O prédio de cinco andares construído irregularmente nas imediações do Terreiro Casa Branca, no Engenho Velho da Federação, já teve seu último pavimento demolido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) em abril, mas agora o Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que constatou a necessidade demolir totalmente a construção.
Em uma audiência realizada pela Promotoria de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo, foi indicado que a Procuradoria Jurídica da Prefeitura de Salvador seja a responsável pela demolição, já que existem moradores no local. O MP-BA afirmou ainda que vai continuar acompanhando o caso e tentar fazer com que os “órgãos responsáveis providenciem a derrubada de pelo menos dois andares da construção”.
Segundo o MP, a obra, que começou em 2018, não tem projetos arquitetônico e estrutural, por isso oferece riscos ao Terreiro Casa Branca, considerado o mais antigo do Brasil. O órgão entrou no caso há dois anos após denúncias da própria comunidade.
A audiência aconteceu na última quarta-feira (23) e contou com a presença de representantes da Sedur, da procuradoria-geral do Município, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e do Terreiro Casa Branca.
Fonte: Metro 1