Ex-diretor do Inmet fará palestra em Guanambi nesta segunda sobre prognósticos do período chuvoso

cidades

Nesta segunda-feira (11), às 20h, o meteorologista Francisco Assis Diniz estará em Guanambi para uma palestra sobre os prognósticos para o ciclo chuvoso 2023/204 na região.

O evento será realizado no auditório da Câmara dos vereadores e é voltado para produtores rurais de Guanambi. A participação é gratuita e não há necessidade de se inscrever com antecedência.

A iniciativa de trazer uma palestra sobre este assunto por mais um ano na cidade é do produtor rural Luiz Carlos Fernandes, proprietário da empresa Bahia Solo. Além da Câmara que cedeu o espaço, a Prefeitura de Guanambi também apoia a vinda do meteorologista à cidade.

Francisco Assis Diniz é Bacharel em Meteorologia e Mestre em Climatologia pela Universidade Federal da Paraíba. Servidor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) desde 1983, chegou entre outras funções a exercer a diretoria do órgão, entre 2016 e 2019.

Ao longo de sua carreira profissional, tem ministrado inúmeras palestras sobre tempo, clima, variabilidade e mudança do clima, fenômenos El Niño/La Niña e suas influências no clima do Brasil nas cooperativas agrícolas, nos cursos de planejamentos em defesa civil, Secretaria de Vigilância em Saúde, eventos, escolas e universidades.

Prognósticos da Agência Sertão para setembro

Na última semana a Agência Sertão fez prognósticos do tempo em Guanambi e região para o mês de setembro. A análise dos dados disponibilizados pelos institutos de meteorologia e modelos meteorológicos indicam que devem ocorrer picos de calor ao longo dos próximos dias, como possibilidade de máximas próximas a 40ºC.

O calor na cidade deve ficar mais intenso ao longo da semana e atingir o pico por volta de sexta-feira (15). As análises mostram ainda que não deve chover de forma significativa ao longo das próximas semana e que o vento deve ficar forte e constante na região.

As previsões de médio prazo também indicam possibilidade de calor histórico com máximas acima dos 40ºC nos primeiros dias de outubro.

Fonte: Agência Sertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *