Mais famílias desembarcaram em Santo Antônio de Jesus nos últimos dias. Eles são refugiados do seu país, que vive uma crise econômica. Parte do grupo que já tinha passado pela capitão do Recôncavo chegou a viajar de no mês de julho para outros municípios. No entanto, no início de setembro, retornam para Santo Antônio de Jesus.
Os imigrantes estão acolhidos em uma residência situada no bairro Urbis 3, onde estão recebendo suporte da prefeitura e diversos outros órgãos competentes. São aproximadamente 50 pessoas.
Segundo Andressa Moese, titular da pasta de assistência social, não tem sido fácil o trabalho com eles, tendo em vista que é preciso garantir o acesso aos direitos e o respeito a cultura do grupo, que é uma tribo indígena venezuelana. No entanto, Andressa ressalta também a necessidade de que eles se adaptem à nossa legislação.
Andressa destacou também que as vacinas dos venezuelanos estão em dia, além de atendimentos médicos constantes, assim como as crianças já estão matriculadas na rede de educação e que semanalmente equipes da prefeitura acessam a casa para levar suporte e assistência.
Moradores da região onde os venezuelanos estão alocados procuraram o Blog do Valente para fazer denúncia de som alto, vindo da residência onde eles estão. Ao Blog, a secretária reforçou que os venezuelanos precisam respeitar nossa legislação, já foram notificados e orientados sobre questões de convivência e respeito às normas locais.
A recomendação em situações como essa é acionar s polícia.
Outras ações para familiarizar os venezuelanos com a cultura santoantoniense e orientá-los acerca de nossas leis estão sendo realizadas, além da tentativa de inserção no mercado de trabalho.
Andressa destacou que o trabalho tem sido acompanhado e em parceria com diversos órgãos competentes, como outras secretarias, Defensoria Pública, Ministério Público, UFBA, Instituto NAMIR e Instituto ACNUR (ONU).
Fonte: Blog do Valente