Quarta, 6 de setembro de 2023
A APLB Sindicato, representante legal dos Trabalhadores em Educação, vem a público manifestar indignação quanto ao pronunciamento (na sessão da Câmara dia 05/09) do Vereador Nielson Buraem, *o qual* insinuou que nas escolas, onde foram encontrados alimentos vencidos e com larvas/ gorgulho, “era coisa de gente maldosa, que guardava os produtos estragados”. Para o que mesmo vereador?
O nobre Edil fala de uma parcela de servidores públicos que muitas vezes, nessa e em outras gestões, *tirou e tira* dinheiro do próprio bolso para comprar temperos, legumes e/ou verduras para colocar na alimentação dos alunos, num de gesto de solidariedade. Está falando de pessoas que todos os dias se desdobram nas cozinhas das instituições para tentar produzir um alimento saboroso, mesmo sem as condições adequadas e que muitas vezes precisam fazer *milagre*, porque os itens que chegam, não são suficientes para seguir o cardápio. Não é justo, nem ético responsabilizar as merendeiras, técnicas e auxiliares pela qualidade dos produtos adquiridos.
O vereador deveria acompanhar mais de perto as diversas situações referentes a alimentação escolar antes de explanar sobre uma “suspeita de servidores”. A forma ideal para colaborar seria fiscalizar o processo licitatório, verificar se os produtos licitados são aqueles que realmente chegam no centro de distribuição e nas instituições, se existe ou não a qualidade e quantidade suficientes, etc.
APLB Sindicato abomina a política do “quanto pior…melhor”, e ao saber que algumas situações estão na contramão da legalidade contribui para as melhorias acolhendo, orientando e fazendo os encaminhamentos para os responsáveis objetivando que as coisas *dêem* certo, porque acredita que as boas práticas são imprescindíveis para o progresso da educação Ipiraense, porém não poderia ficar sem se manifestar sobre o infeliz posicionamento do nobre vereador, quando faz referência aos Trabalhadores da Educação que exercem essa função tão importante nas creches e escolas do nosso município.
Só conquista quem luta!