A igreja se apropriou de muita riqueza em cima da indulgência

Bate Papo na City cidades Ipirá

Por Gleidson Souza (Ipirá City)

Na live do Portal Ipirá City, Valdeck Alves abordou diversos temas relevantes sobre as implicações da Reforma Protestante atualmente. Um dos pontos principais de sua fala foi a questão das indulgências que eram pagas à igreja pelo povo pobre durante a Idade Média.

Valdeck explicou que as indulgências eram uma prática comum na Igreja Católica, onde os fiéis pagavam quantias para obter o perdão dos pecados e reduzir o tempo de punição no purgatório. Essa prática foi amplamente criticada por reformadores como Martinho Lutero, que viam nela uma forma de exploração dos mais pobres e uma corrupção dos valores cristãos.

Ele destacou como essa prática contribuiu para o descontentamento popular e a eventual eclosão da Reforma Protestante, que buscava reformar a igreja e eliminar tais abusos. Valdeck também mencionou que, embora as indulgências não sejam mais uma prática comum, a Reforma Protestante deixou um legado na forma como as igrejas lidam com questões de justiça social e apoio aos mais necessitados.

A discussão sobre as indulgências serviu como um lembrete de como práticas religiosas podem impactar profundamente a vida das pessoas e a estrutura da sociedade, e como a busca por justiça e equidade continua sendo um tema relevante presentemente.

Confira a fala do Cientista político e Jornalista a partir do minuto 24:15 da entrevista ao Portal Ipirá City.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *