Programas envolvem áreas de Matemática; Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação; e Mudanças Climáticas. Inscrições devem ser feitas até 17 de maio
Sábado, 23 de março de 2024
OMinistério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), publicou, na quarta-feira, 20 de março, o Edital nº 5/2024 de seleção unificada dos programas MATH-AmSud, STIC-AmSud e CLIMAT-AmSud. As instituições de educação superior e pesquisa do Brasil têm até 17 de maio para apresentarem projetos de pesquisa nas áreas de Matemática; Ciência e Tecnologia da Informação e da Comunicação (TIC); e Mudanças Climáticas — envolvendo países da América do Sul e a França.
Serão selecionados até 15 projetos conjuntos (5 para cada programa), entre um grupo de pesquisa da França, do Brasil e de pelo menos um país da América do Sul. Os objetivos são investir no intercâmbio científico; ampliar a cooperação acadêmica; incentivar a mobilidade de professores e pós-graduandos entre universidades francesas, sul-americanas e brasileiras; e promover o equilíbrio de gênero nas equipes.
Cada proposta precisa envolver pelo menos uma instituição do Brasil, uma da França e uma dos países participantes da América do Sul. Os projetos brasileiros poderão ter até duas instituições associadas, além da principal. Haverá concessão de bolsas e auxílios para deslocamento, instalação e saúde.
Serão investidos até R$ 6,4 milhões ao longo dos dois anos de duração dos projetos, que receberão, cada um, R$ 429 mil no máximo, para realização de missões de trabalho e de pagamento de bolsas. A divulgação do resultado está prevista para dezembro deste ano, e a indicação das bolsas começará a partir de março de 2025.
Sobre os Programas
O MATH-AmSud é uma parceria entre a França, a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Chile, a Colômbia, o Equador, o Paraguai, o Peru, o Uruguai e a Venezuela para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo da Matemática.
Já o STIC-AmSud envolve os mesmos países, projetos e quantidades de equipes do MATH-AmSud. A distinção está apenas na área: sua cooperação é regional na ciência e tecnologia para a criação de redes de investigação e domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação.
Por fim, o CLIMAT-AmSud é uma parceria entre a França, a Argentina, a Bolívia, o Brasil, o Chile, a Colômbia, o Paraguai, o Peru e o Uruguai para promover projetos conjuntos de pesquisa no campo das mudanças climáticas. A execução ocorre nos mesmos moldes dos outros dois programas.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes