Abri Verde

educação

Por Marcos da Silva Sampaio, Engenheiro e Consultor em Saúde, Segurança e Meio Ambiente e Perito da Justiça

Abril Verde

O abril Verde é um movimento criado pelos sindicatos internacionais, após ocorrer uma explosão de uma mina no estado de Virgínia, Estados Unidos, no ano de 1969, onde 78 pessoas foram vítimas de acidente de trabalho.
No Brasil, foi instituindo o dia 28/04 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, através da Lei 11.121 de maio de 2005. Com isso os órgãos públicos e instituições engajadas nas questões relativas aos acidentes de trabalho aderem à Campanha Abril Verde, para promover a conscientização sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador brasileiro. E parte do pressuposto de que se pode fazer mais por um trabalho saudável e sem acidentes, por meio da disseminação de informações qualificadas que fortaleçam a cultura de prevenção de acidentes no ambiente de trabalho.
Segundo dados do observatório de saúde e segurança do trabalho, órgão controlado pelo MPT (Ministério do Público do Trabalho), mais de 25.000 (vinte e cinco mil) pessoas morreram vítimas de acidente de trabalho nos últimos 10 (dez) anos no Brasil, deixando o nosso país em quarto lugar no ranking das nações que mais registram mortes durante atividades laborais no mundo.
Os acidentes atingem todas as idades em vários níveis de incidência. A maioria ocorre com trabalhadores entre 20 e 39 anos. A relação entre gêneros mostra que a incidência é maior no gênero masculino do que no feminino.
Esses números nos mostram que apesar de existir legislações relacionado ao tema, o nosso país precisa evoluir, afinal saímos de casa diariamente para trabalhar e não para se acidentar ou morrer.
Segundo os dados da previdência social, cerca de 700 mil casos de acidentes, são contabilizados por ano no Brasil, gerando gastos aos cofres públicos no mundo inteiro. Estudos realizados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho) apontam que essas ocorrências causam a perda aproximada de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) global a cada ano. No caso do Brasil, esse percentual corresponde a aproximadamente R$ 350 bilhões anuais se considerado o PIB brasileiro de 2021.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *