Academias Salvador já beneficiam mais de 6 mil pessoas

cidades

Desde a inauguração da primeira unidade no Dique do Tororó, em junho deste ano, o projeto Academia Salvador, iniciativa da Prefeitura de Salvador através da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), tem transformado a vida de mais de 6 mil pessoas na cidade. Com sete unidades estrategicamente distribuídas nos bairros do Dique do Tororó, Cajazeiras X, Mané Dendê, Imbuí, Itapuã, Calabar e Boca do Rio, a iniciativa oferece espaços ao ar livre equipados com aparelhos de musculação e realiza aulas coletivas com orientação de profissionais qualificados. A previsão é de que a cidade tenha 20 academias do tipo até o final do ano.

“O Academia Salvador representa o compromisso da gestão municipal em proporcionar à população espaços públicos de qualidade para a prática de atividades físicas, promovendo saúde, inclusão social e fortalecimento de vínculos comunitários de forma acessível e inclusiva. Já contabilizamos mais de 46 mil agendamentos, 35 mil presenças e 6 mil pessoas beneficiadas. Muitas dessas pessoas nunca tiveram acesso a uma academia. Estamos muito orgulhosos em desenvolver essa ação, que a cada dia que passa mostra sua efetividade e transforma a vida das pessoas”, destacou o secretário da Sempre, Júnior Magalhães.

Em Cajazeiras, Nilton Meneses, 55 anos, celebra a instalação do equipamento. “Estou muito feliz com a abertura desse espaço. É um local que trouxe mudança de vida para nós. Eu estava parado há cinco anos, sem motivação, entrando na vida sedentária, desanimado. Esse espaço me deu um estímulo, especialmente por ser gratuito e contar com profissionais qualificados, além de facilitar a interação entre as pessoas. Já criamos um evento de confraternização toda sexta-feira. Isso ajudou muito a comunidade, estamos muito felizes. Que Deus abençoe as pessoas que estão à frente desse trabalho”, comemorou.

Nalva Bandeira, 71 anos, moradora da Boca da Mata, agradece pelo equipamento. “Eu levava uma vida sedentária em casa, e hoje estou aqui me beneficiando, melhorando minha qualidade de vida. Espero que continue assim, com esses professores maravilhosos, para que possamos ter uma vida saudável”, disse.

Valter Salomão, 57 anos, metalúrgico desempregado, avalia o projeto. “Este projeto é de suma importância, pois cuidar da saúde é essencial para desonerar os postos de saúde. Além disso, uma população saudável tem uma forma de pensar diferente para escolher nossos futuros gestores. Estou aqui desde o início, adorando os professores e o espaço. É uma satisfação estar aqui todos os dias”, declara.

Professor Binho, da Academia Mané Dendê, no Subúrbio, é só satisfação em trabalhar no local. “Esse projeto está sendo maravilhoso e inovador, oferecendo uma academia de qualidade com profissionais qualificados. Através do aplicativo de fácil manuseio, a população tem a comodidade de agendar suas atividades de casa ou do trabalho e, em seguida, apenas chegar e participar. Esse projeto está recebendo muitos elogios em toda a cidade”, diz.

Como participar – Para participar das atividades, os interessados podem agendar as aulas através do aplicativo MUDE, disponível gratuitamente na App Store e Play Store. Cada aula tem duração de 50 minutos, com capacidade limitada de alunos por turma. É permitido agendar até duas aulas diárias de modalidades diferentes. Os participantes devem apresentar documento com foto para acesso ao espaço.

Cadastro – O cadastro para participação inclui nome, CPF, número de celular, data de nascimento e um contato de emergência. Um questionário sobre saúde e prática de exercícios será preenchido para elaboração da ficha de saúde do aluno. A idade mínima para participar das aulas de musculação é de 15 anos, e menores de 18 anos devem se inscrever acompanhados de um responsável, ambos com documento de identificação com foto. Pessoas com mais de 60 anos devem apresentar atestado médico específico para a prática de musculação.

Horário de funcionamento das unidades:

– Unidade Boca do Rio:

  Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h

  Sábado: 6h às 10h

  Domingo: Fechado

– Unidade Calabar:

  Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h

  Sábado: 6h às 10h

  Domingo: Fechado

– Unidade Itapuã:

  Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h

  Sábado: 6h às 10h

  Domingo: Fechado

– Unidade Dique do Tororó:

  Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h

  Sábado: 6h às 10h

  Domingo: 6h às 9h

– Unidade Cajazeiras:

  Segunda a Sexta-feira: 6h às 10h; 17h às 21h

  Sábado: 6h às 10h

  Domingo: Fechado

– Unidade Mané Dendê:

  Segunda a Sexta-feira: 6h às 10h; 17h às 21h

  Sábado: 6h às 10h

  Domingo: Fechado

– Unidade Imbuí:

  Segunda a Sexta-feira: 5h30 às 9h30; 17h às 21h

  Sábado: 6h às 10h

  Domingo: 6h às 9h

Fonte: Diga Bahia / Foto: Jefferson Peixoto e Otávio Santos/Secom PMS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *