Reprodução / Blog do Marcos Frahm

Ação de reintegração de posse retira MST de fazenda de extinta EBDA em Jaguaquara

Bahia

Membros do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) tiveram de desocupar uma fazenda pertencente à extinta EBDA [Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola] em Jaguaquara, no Vale do Jiquiriçá. Segundo o Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, o cumprimento do mandado de desocupação de posse foi feito nesta quinta-feira (5) por policiais militares do 19º BPM e da Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE Central.

Máquinas fizeram a demolição de barracos instalados pelos trabalhadores rurais na fazenda, que fica às margens da BA-250. Houve um momento de resistência, mas após diálogo com oficiais da PM acataram a decisão judicial. Os assentados afirmaram que a área, antes improdutiva, estava sendo usada pelo grupo com plantio de feijão e milho.

A área disputada estava sendo usada pela prefeitura de Itiruçu, na mesma região, após concessão de uso do governo da Bahia em 2018. Os ocupantes criticaram a prefeita de Itiruçu, Lorena Di Gregório (PSD), pela ação de reintegração de posse.

Ainda segundo informações, em caso de desobediência à ordem, os assentados teriam de arcar com multa diária de R$ 1 mil. Há a possibilidade de novos protestos do MST na região. 

Fonte: Bahia Noticias