Acervo Africano, da BU, é reforçado com obras em língua portuguesa

cultura

Doações foram feitas pela professora da Fale Maria Nazareth Soares Fonseca, autoridade em estudos africanos

Localizado no quarto andar da Biblioteca Central (BU) da UFMG, o Acervo Africano recebeu, recentemente, a doação de oito livros de literatura africana em língua portuguesa: Mar – caminho adubado de esperança, de Fátima Bettencourt, A despedida de mi(m), de Ana Branco, As andorinhas, de Paulina Chiziane, Espigas do Sahel: poesia, de Amélia Dalomba, A dolorosa raiz do micondó: poesia, de Conceição Lima, A chave no repouso da porta, de Abreu Paxe, A louca de Serrano, de Dina Salústio, e O manual das mãos, de Eduardo White.

Segundo o vice-diretor da BU, Wellington Marçal de Carvalho, alguns desses livros recém-incorporados ao acervo são “preciosidades difíceis de encontrar e importantes para os pesquisadores da área”.

As obras foram doadas por Maria Nazareth Soares Fonseca, professora aposentada da Faculdade de Letras (Fale) e autoridade no campo de pesquisa de estudos africanos. “O Acervo Africano é importantíssimo incentivo para a criação de uma disciplina sobre literaturas africanas em língua portuguesa na Fale. Pretendo doar vários outros livros em língua portuguesa e em línguas francesa e inglesa”, projeta a docente.

Criado em 2012, o Acervo Africano abriga, atualmente, mais de 1 mil títulos e de 1,6 mil exemplares. Para consultar as obras e visitar a coleção especial, é necessário fazer agendamento pelo e-mail [email protected].

Fonte: Biblioteca Universitária da UMFG (Carla Pedrosa) / Foto: Carla Pedrosa | Biblioteca Universitária

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *