Brasil e República Dominicana assinaram, em Santo Domingo, dois ajustes complementares que formalizam o início de novos projetos de cooperação técnica entre os dois países, nas áreas de administração pública e agricultura sustentável.

Durante a cerimônia de assinatura, o Embaixador do Brasil na República Dominicana, Carlos Luís Dantas Coutinho Perez, destacou que os projetos “tratam de temas de gestão pública, que apoiarão o desenvolvimento de competências técnicas inovadoras para servidores dominicanos, enquanto os trabalhos que serão desenvolvidos na área de agricultura contribuirão para apoiar o avanço da segurança alimentar e nutricional na República Dominicana”.
Já a Vice-Ministra de Cooperação Internacional do Ministério da Economia, Planejamento e Desenvolvimento (MEPyD), Olaya Ondina Dotel Caraballo, ressaltou a importância da cooperação Sul-Sul como instrumento de integração entre os países e destacou a estreita relação existente entre a República Dominicana e o Brasil no campo da cooperação internacional.
O primeiro projeto, intitulado “Fortalecimento das competências dos servidores públicos e da estrutura da carreira administrativa para a melhoria da administração pública dominicana no intercâmbio com o Brasil”, tem como objetivo contribuir com a ampliação da capacidade técnica e institucional do serviço público dominicano. A iniciativa visa promover a profissionalização da administração pública por meio da troca de experiências com o Brasil, com foco na implementação de um modelo de gestão baseado em competências, ferramentas digitais e metodologias modernas.
A coordenação do projeto, no âmbito do governo dominicano, será conduzida pelo MEPyD, enquanto o Ministério da Administração Pública será o responsável pela execução das ações. Pelo lado brasileiro, a iniciativa será coordenada pela Agência Brasileira de Cooperação (ABC), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
O segundo projeto, “Desenvolvimento de metodologia para plantio de arroz irrigado na República Dominicana, utilizando tecnologia de precisão”, tem como foco a modernização da agricultura dominicana. A proposta busca otimizar os sistemas produtivos de arroz por meio do uso racional da água, da introdução de variedades de alta produtividade e da adoção de tecnologias sustentáveis. A iniciativa pretende promover ganhos de eficiência e redução do impacto ambiental no cultivo de arroz.
Assim como no primeiro projeto, o MEPyD será o responsável pela coordenação, acompanhamento e avaliação das ações, enquanto a execução caberá ao Ministério da Agricultura da República Dominicana. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) ficará encarregada da execução técnica, sob a coordenação da ABC.
Essas novas iniciativas reforçam o compromisso de ambos os países com o desenvolvimento sustentável e com o fortalecimento de capacidades institucionais, por meio de uma cooperação técnica estruturada, baseada no intercâmbio de conhecimentos e na solidariedade entre nações do Sul Global.
Fonte: ABC – Agência Brasileira de Cooperação / Foto: ABC – Agência Brasileira de Cooperação