Terceiro e último mandato do esloveno vai até 2027
O atual presidente da União das Associações Europeias de Futebol – a Uefa -, Aleksander Ceferin, foi reeleito hoje ao terceiro no cargo. O esloveno era candidato único e seguirá no comando da entidade até 2027, quando não poderá tentar uma nova reeleição.
Advogado de formação, Ceferin também presidiu a Federação Eslovena de Futebol entre 2011 e 2015. Em 2016, substituiu o francês Michel Platini, afastado após suspeitas de corrupção.
Ceferin ganhou força no cargo em 2021, após vencer nos bastidores a briga contra a criação da Superliga, campeonato que era pretendido pelos clubes mais ricos da Europa. O dirigente inclusive foi incisivo ao citar o assunto no primeiro discurso pós-eleição.
” Eles dizem que querem salvar o futebol, mas a verdade é que a Superliga e seus dirigentes são personagens de Chapeuzinho Vermelho, lobos disfarçados de vovozinha, querendo te devorar. Por sorte, ninguém morreu. É apenas uma prova de egoísmo e avareza. Mas há algo que nunca deve ser esquecido: o futebol é e sempre será o esporte do povo.”
Aleksander Ceferin, presidente da UEFA
Realizado em Lisboa, o congresso da Uefa contou com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino e do primeiro-ministro português, Antonio Costa.
Fonte: CNN Brasil