Por Portal Ipirá City-Terça, 25 de junho de 2024
Almiro José Santana Filho, mais conhecido como Miro Buziguinho, nasceu na fazenda Caldeirãozinho, no Amparo, e se tornou uma figura emblemática em Ipirá. Sapateiro de mão cheia, ele se especializou na confecção de selas mineiras e gibões. Quando abril chegava, seus clientes já o procuravam com antecedência para garantir suas botas e sapatos para os desfiles de 7 de setembro. Devido à alta demanda, Senhor Miro frequentemente precisava contratar outros sapateiros para ajudá-lo. Entre seus clientes, destacavam-se figuras como o Sr. Bartolomeu, tio de Humberto Colonezzi, e o Sr. Armênio, filho do Sr. Tonho de Zuza.
Senhor Miro era um homem de caráter forte e exemplo para muitos. Seu filho, Sr. Vanje, lembra com carinho: “Meu pai era desse tipo: ele bebia, mas quando chegava alguém e pedia para pagar uma bebida, ele dizia: ‘aqui já prestou!’ Ele nunca gostou de meio ruim e assim nos deu o exemplo, e nós, os filhos, nunca andamos em meios ruins.” Além de sapateiro, Senhor Miro também era músico e trompetista da filarmônica de Ipirá. Ele e seus colegas eram frequentemente convidados para eventos em Itaberaba e outras regiões, especialmente durante as festas juninas, quando tocavam na Prefeitura.
A vida social em Ipirá girava em torno da Prefeitura, que funcionava como um clube comunitário. Miro recordava com saudade o antigo “mutipiu”, onde hoje é a biblioteca, e o Góes Calmon, palco dos Carnavais organizados pelo prefeito José Leão. Ele conseguia levar alguns familiares para prestigiar esses eventos. Além de suas atividades profissionais e musicais, Senhor Miro gostava de pescar com amigos como Zé Cuscuz, Zé Sampaio, Zequinha Guarda e Zequinha do Pião.
Sua habilidade como oficial de corte chamou a atenção do alfaiate Sr. Enéas, que o convidou para morar em Mairi. Lá, Miro passou uma boa temporada e tocou na filarmônica local, regida pelo maestro Sr. Enéas. Miro casou-se com a Senhora Maura Fernandes, com quem teve nove filhos e ganhou nove netos, deixando um legado de talento, honestidade e amor pela família e pela comunidade.