reprodução

Alunos do RJ e SP se unem para ajudar comunidades vulneráveis no Natal

Brasil

Final do ano é época em que a solidariedade aflora e quando vem de crianças é mais lindo ainda Alunos de diversas escolas do Rio de Janeiro e São Paulo se uniram para ajudar pessoas em vulnerabilidade social e financeira.

Os estudantes criaram ações para levar mais esperança para quem precisa e aquecer o coração de pais, professores e toda a nação.

“Exercitando a solidariedade, nossos estudantes aprendem valores humanos necessários para a construção do senso de cidadania e de responsabilidade social, da empatia, do respeito e da fraternidade, contribuindo para a formação plena de alunos éticos e conscientes do seu papel na sociedade”, disse ao Só Notícia Boa Maria Inês Medeiros, Coordenadora pedagógica de uma das instituições participantes.

Ajuda para todos

Maria Inês trabalha no Colégio Novo Tempo, que fica em Santos, litoral paulista. Para ela a criação de uma campanha solidária faz toda diferença para a formação social dos alunos.

Ela acredita tanto nessa parceria entre colégio e aluno em campanhas de solidariedade, que criou o Projeto Benefício de Mão Dupla que realiza diversas campanhas durante o ano. “Esse estímulo é importante para o desenvolvimento socioemocional de nossos alunos tanto na infância como na adolescência”, afirmou.

Outro exemplo é o do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, em São Paulo. A direção abriu as portas da escola para debates sobre o tema e arrecadação.

“Recebemos a Mariana, representante da ONG Amamos, para uma roda de conversa sobre o trabalho que realizam com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Os alunos decidiram doar o ‘Kit Feliz’ com o intuito de fazer uma criança sorrir a partir de um gesto solidário”, explica Verônica, professora da escola.

Solidariedade atemporal

Apesar de serem ações para este Natal, algumas das instituições já praticam o Natal Solidário durante o ano inteiro.

No Anglo Leonardo da Vinci, os projetos são diversos e duram o ano todo, inclusive no aulão do ENEM que fizeram, arrecadaram 136 kg de alimentos não-perecíveis que entregaram na mesma ONG.

Em Ribeirão Preto, alunos do Colégio Itamarati lançaram o ‘Joining Hands – Dar as mãos’, um projeto solidário que une os alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

Os jovens recolhem lacres de magnésio com o objetivo de arrecadar fundos para comprar cadeiras de roda, que são doadas a entidades que fazem chegar até as pessoas que necessitam.

Com esse projeto, os estudantes aprendem não só a importância de manter o meio ambiente limpo, os valores da sustentabilidade, como também têm a oportunidade de experimentar a satisfação de ajudar o próximo, descobrindo a responsabilidade social. Os alunos da escola também fazem campanhas de agasalhos e alimentos para os mais necessitados.

“Quando nossos estudantes se envolvem em ações solidárias e experimentam a sensação de colocar-se no lugar dos mais necessitados, ganham a oportunidade de enxergar valor em si mesmo e na sua própria história de vida, além de desenvolver habilidades socioemocionais como empatia, respeito à diversidade, cooperação, senso de responsabilidade social e cidadania”, diz Ivone, uma das professoras participantes do projeto.

Fonte: Só Noticia Boa