Os ambulantes do município de Lauro de Freitas que se cadastraram para trabalhar no Arraiá de Ipitanga 2023 receberam, nesta terça-feira (20), a licença e o material de identificação de trabalho. As entregas de 120 licenciamentos foram feitas pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), no Centro de Referência da Cultura Afro-Brasileira do Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. Órgãos de fiscalização e vigilância da Prefeitura Municipal prestaram orientações para a comercialização durante o festejo.
As licenças acompanhadas do material de trabalho composto por camisa com slogan do Arraiá de Ipitanga, adesivo com número de identificação e faixas vão servir para garantir a atuação segura dos ambulantes, barraqueiros e proprietários de food trucks, nos quatro dias de festa.
Como afirma o secretário da Secult, André Pereira, as áreas em que os trabalhadores vão poder comercializar, no entorno da Praça da Matriz, já foram definidas por agrupamentos. “Este momento de entrega do material faz parte de uma agenda dos preparativos do Arraiá de Ipitanga, para que os trabalhadores da cidade, a comunidade produtiva que atua nos festejos, possam aproveitar melhor essa movimentação cultural, com a garantia da geração de renda e do fortalecimento econômico. A cada festa que realizamos temos nos relacionado melhor com essa população e buscamos fazer sempre um trabalho qualificado para servi-los bem”, destacou André.
As orientações para os trabalhadores foram prestadas por servidores representantes da Fiscalização da Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento Urbano Sustentável e Ordenamento do Uso do Solo (Sedur), que informou sobre o cumprimento das normas em relação aos espaços que serão ocupados pelos trabalhadores, pela Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), que destacou cuidados com os ambientes e processos de trabalho, a Vigilância Sanitária, com foco para questões de higiene e manipulação dos produtos.
A Vigilância Ambiental entregou kits de hipoclorito de sódio para todos os licenciados e explicou sobre a utilização do composto químico que serve para limpar superfícies, alimentos e outros. A fiscalização da Secult prestou demais orientações sobre os agrupamentos de ambulantes, barraqueiros e proprietários de food trucks. Vale ainda destacar que a comercialização dentro da área da Praça da Matriz está proibida e sujeita a apreensão de produtos, assim como o trabalho de crianças e adolescentes é proibido em geral na legislação brasileira.
Trabalhador ambulante há mais de dez anos, Lindoval Silva sempre participou dos eventos culturais do município. Segundo ele, a organização dos trabalhadores é fundamental para que todos possam usufruir dos festejos. “Com as licenças entregues hoje, evitamos tumultos lá nos dias da festa. As orientações foram muito boas e minha expectativa é ter uma boa vendagem, um São João tranquilo e sem violência, para que todos saiam felizes, porque São João é esse momento de curtir”, pontuou o morador de Portão. A Secult ainda preparou um sorteio de brindes para os trabalhadores.
Arraiá de Ipitanga
O Arraiá de Ipitanga 2023 de Lauro de Freitas será realizado entre os dias 22 e 25 de junho, na Praça da Matriz, no Centro da cidade. As atrações confirmadas são Magníficos, Falamansa, Matheus Fernandes, Jonas Esticado, Filomena Bagaceira, Escandurras, Unha Pintada, Del Feliz, além de bandas locais.
Fonte: Diga Bahia