Após a vitória de Gustavo Petro nas eleições presidenciais da Colômbia, no fim de domingo (19/6), grandes nomes da política internacional utilizaram as redes sociais para parabenizar o ex-senador e novo presidente — o primeiro líder de esquerda do país.
Petro saiu vitorioso do segundo turno, com 50,44% dos votos válidos, eleito ao lado de Francia Márquez, primeira vice-presidente negra da história do país. Rodolfo Hernández, o adversário, teve 47,31%. Os votos nulos somaram 2,24%. Os percentuais levam em conta 100% dos votos apurados.
Na América Latina, o presidente Jair Bolsonaro (PL) está na lista dos líderes que ainda não se manifestaram publicamente sobre a vitória de Petro. Representantes de países como México, Argentina, Chile, Venezuela, Cuba, Bolívia, Peru, Nicarágua e Equador publicaram felicitações a Petro.
Nas redes sociais, Gabriel Boric, presidente do Chile, parabenizou Petro pela vitória. “Acabo de falar com @petrogustqvo para cumprimentá-lo por sua vitória na presidência da Colômbia. Alegria para América Latina”, escreveu.
Andrés Manuel, presidente do México, classificou a vitória de Petro como “histórica”. “Os conservadores da Colômbia sempre foram tenazes e duros”, afirmou Manuel. “O triunfo de hoje pode ser o fim dessa maldição e a aurora para esse povo fraterno e digno”, declarou.
Alberto Fernández, presidente da Argentina, disse estar “cheio de orgulho da vitória de Petro e Francia Marquez”. “Sua vitória convalida a democracia e assegura o caminho para uma América Latina mais integrada neste tempo que exige de nós a máxima solidariedade entre povos irmãos”, pontuou.
Nicolás Maduro, líder venezuelano, avaliou que a vitória de Petro e Francia demonstra que a vontade do povo colombiano “foi ouvida”. “Novos tempos se aproximam para este país irmão”, escreveu.
Pedro Castillo, presidente peruano, afirmou que a vitória de Petro une as nações com uma busca por “melhorias coletivas, sociais e de integração regional” para os povos de ambos os países.
O presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel, parabenizou a eleição de Petro e destacou que o país está “disposto a avançar no desenvolvimento das relações bilaterais pelo bem-estar dos povos”.
Nas redes sociais, Luis Arce, presidente boliviano, também parabenizou o líder colombiano e disse que a “integração latino-americana” se fortalece com sua vitória.
Fonte: Metrópoles