Cesar Caballero Rivera, com redação do ESPN.com.br – Quinta, 2 de janeiro de 2025
Em busca de um novo treinador após a decisão de Artur Jorge em deixar o clube, o Botafogo entrevistou André Jardine, considerado uma sensação no futebol mexicano por conduzir o América-MEX a três títulos nacionais, sendo campeão duas vezes o Apertura (2023 e 2024) e uma vez o Clausura (2024).
Como apurou a ESPN, no entanto, o Glorioso ainda não enviou proposta oficial pelo treinador de 45 anos.
O caso gerou expectativa nos bastidores do América, que tem monitorado a movimentação.
“É uma realidade que há estresse, há nervosismo e há muita gente roendo as unhas dentro do clube. É muito real a possibilidade de que Jardine possa sair da equipe americanista depois de ter conseguido o tricampeonato da liga”, explicou o jornalista mexicano Cesar Caballero, da ESPN.
“Consegui confirmar com algumas fontes que durante o dia 31 de dezembro André Jardine teve uma reunião com dirigentes do Botafogo onde puderam apresentaram o que podem lhe oferecer. Não disseram quantias exatas, mas indicaram um aumento salarial de pelo menos 50%”.
“Qual é o passo seguinte? Convencer André Jardine. No momento em que Jardine diga ‘sim’ ao Botafogo, então aí se aproximarão do América para negociar a liberação do brasileiro. Posso dizer que nessa reunião do dia 31 de dezembro as coisas caminharam de boa maneira. A Jardine, sem dúvidas, atrai dirigir [uma equipe] no Mundial de Clubes e na Libertadores. Se tiver boa atuação, talvez pensar em abrir as portas da seleção brasileira”.
Como reportou a ESPN com fontes ligadas ao treinador, Jardine não pensa em deixar o México neste momento. Ainda assim, o estafe acompanha a situação envolvendo o Glorioso. A visão é de que o clube brasileiro um projeto sólido na carreira do comandante, que está no futebol mexicano desde 2022, quando foi para o Atlético San Luis.
Ainda segundo jornalista Cesar Caballero, da ESPN, o treinador indicou à direção do clube que retornará ao América em 2025 para seguir à frente da equipe.
De férias no Brasil, Jardine é aguardado na Cidade do México na próxima segunda-feira (06).
“Dentro do América confiam na palavra de Jardine. Antes de sair [de férias] ele disse que voltará e que buscará o tetracampeonato. Por isso, até o dia de hoje, não estão em busca de um novo treinador. André é esperado para retornar na próxima segunda-feira com o resto do elenco para começar a preparação para o Clausura 2025. Mas é uma realidade que o Botafogo não desistiu, seguiu insistindo com André Jardine e houve essa reunião no dia 31 de dezembro entre as partes”.
Ainda que consiga convencer o treinador a mudar de ares, o Botafogo precisará abrir bem os cofres para tirar Jardine do América, principalmente diante da multa rescisória prevista para o fim antecipado do contrato, renovado recentemente e com validade até 2027.
“Essa cláusula é interessante. Ela estipulava que ele poderia sair em caso de uma seleção ou uma equipe europeia. Não estava comtemplado que poderia sair ao mercado sul-americano. Para o mercado mexicano estava totalmente bloqueado o André Jardine, sequer existia essa cláusula. Ela existe para seleções e para a Europa”, explicou Caballero.
“Agora terá que se ver como trabalham esse tema se ele quiser sair e regressar à América do Sul. Me comentaram que é uma cláusula que ronda os 10 milhões de dólares (cerca de R$ 62 milhões). Não é uma cláusula barata, não é uma saída fácil que teria André Jardine caso queira sair ao Botafogo. Se ele quiser ir, o clube brasileiro terá que colocar muito dinheiro à mesa da direção do América”.
“Com certeza precisarão pensar se estão dispostos a pagar essa cláusula de rescisão. Até agora não houve nenhum contato entre diretorias. Isso é muito importante destacar, que não há uma negociação ativa, mas é uma realidade que estão rondando para fazer isso”.
Medalha de ouro no futebol masculino nas Olimpíadas de Tóquio, Jardine é destaque no América. Em pouco mais de um ano e meio, o brasileiro já conquistou seis títulos com Las Águilas.
Na Liga Mexicana, Jardine conquistou duas vezes o Apertura (2023 e 2024) e uma vez o Clausura (2024). Ainda em 2024, empilhou o título do Campeão dos Campeões, Campeones Cup e Supercopa do México.
O Glorioso, por sua vez, vem de uma temporada “mágica” em 2024, com os títulos do Brasileirão e CONMEBOL Libertadores.
Próximos jogos do Botafogo:
- Maricá (C) – 11/01, a definir – Campeonato Carioca
- Portuguesa-RJ (C) – 15/01, a definir – Campeonato Carioca
- Sampaio Corrêa-RJ (F) – 18/01, a definir – Campeonato Carioca
Fonte: ESPN / Andre Jardine, treinador do América-MEX Jam Media/Getty Images