Anderson Ramos / Bahia Notícias

Após movimento na Sesab e na Seap, Rui promete novas mudanças até março

Bahia

por Anderson Ramos / Gabriel Lopes

O governador Rui Costa (PT) prometeu novas mudanças no secretariado baiano até o início do mês de março. O gestor estadual aponta que alguns nomes deixarão os cargos para disputar as eleições para deputado estadual e federal ou em busca da reeleição, que tem o final de março como prazo máximo para deixar as secretarias.

Rui também antecipou que outras modificações podem ser feitas na Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), que continua sem titular após a saída de Nestor Duarte. Ele entregou uma carta ao governador na última terça-feira (8), solicitando exoneração do cargo.

Nestor é aliado do deputado federal Marcelo Nilo (PSB) – que está com a saída da base de Rui praticamente confirmada – e alegou motivos pessoais e questões políticas para tomar a decisão. Na carta, Nestor Duarte agradeceu a confiança depositada por Rui e pelo ex-governador e atual senador Jaques Wagner (PT), e informou que permanecerá fiel à sua história política, sempre ao lado das forças progressistas e do desenvolvimento social. Nestor foi titular da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização por quase 11 anos, entre maio de 2011 e fevereiro de 2022.

Com a movimentação, a deputada federal Lídice da Mata (PSB) disse que o partido tem interesse em ocupar mais espaço. “O governador decide. Claro que o PSB, como qualquer partido, tem o desejo de ocupar mais espaço, mas os cargos são de decisão do governador”, afirmou na manhã desta segunda-feira (14).

No início do mês, o governador já havia anunciado uma troca no comando da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Tereza Paim, no cargo, interinamente, desde agosto de 2021, deixou o posto para a chegada de Adélia Pinheiro.

Adélia Pinheiro tem mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia e doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo; ela já foi reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, da qual é professora concursada, e estava à frente da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Fonte: Bahia Notícias