Apresentação de músicos uruguaios em Brasília

cultura

Os renomados músicos uruguaios Antonio Sanguinetti, músico, compositor, guitarrista, violinista, considerado um dos mais destacados da América Latina pela European Guitar Foundation, especializado em folclore uruguaio e Pablo Vares, músico, violinista flamenco, compositor, produtor e diretor musical, radicado no Brasil desde 2012, vanguardista na técnica do “Handpan“, estarão realizando diversas apresentações esta semana, no âmbito das comemorações do 199º aniversário da independência do Uruguai.

As apresentações iniciam-se na quarta-feira (21 de agosto), nas primeiras comemorações do feriado nacional que tradicionalmente é celebrado no 25 de agosto, onde os músicos se apresentarão junto ao destacadíssimo Renato Borghetti Trio, em uma homenagem muito especial à resiliência do povo do Rio Grande do Sul. Anna Elisa e Sandson Júnior também participarão desta produção para acompanhar o tango, cultura tradicional das cidades do Rio da Prata (Uruguai e Argentina).

Na quinta-feira, Pablo Vares ministrará uma Master Class de guitarra na Escola de Música de Brasília, às 15h, e junto com Antonio Sanguinetti, ambos vão dividir o palco no Clube do Choro, às 20h30, no concerto intitulado “Violões do Uruguai”.

Finalmente, e para fechar o circuito musical, Antonio Sanguinetti se apresentará no dia sábado, no Espaço Infinu Comunidade Criativa na 506 sul, com o espetáculo “Tangos, Milongas y Valses Criollos”.

Clube do Choro – Setor de Divulgação Cultural Bloco G
Dia: 22 de agosto de 2024
Horário: 20:30 horas

Compre ingressos aqui.

Espaço Infinu Comunidade Criativa – SHCS CRS 506 Sul
Dia: 24 de agosto de 2024
Horário: 18 às 20 horas
Link para compra de ingressos: https://shotgun.live/pt-pt/events/infinu-recebe-antonio-sanguinetti-uru-tangos-milongas

PABLO VARES
Músico, compositor, produtor e diretor musical natural do Uruguai radicado no Brasil desde 2012. Percorre seis estados apresentando dezenas de espetáculos e trabalhando com mais de quinze companhias de dança flamenca. Indicado a dois prêmios de melhor trilha sonora em peças de teatro, trabalha com grandes nomes como Rosamaria Murtinho, Leticia Spiller, Marcos Mion, Bruno Fagundes e Jorge Farjalla. Grava com vários artistas como a banda Blitz e produz músicas para a Globo, que tocam no Big Brother Brasil 2022. Compõe para o meio audiovisual e tem seu trabalho exibido na Irlanda. Vinculado a instituiçoes de renome como o Instituto Cervantes, o Sindicato Nacional dos Compositores Musicais e diferentes universidades. Participa em uma dúzia de programas de rádio e televisão como o “Caldeirão do
Huck”, “Caldeirão com Mion”, “Encontros com a Fátima Bernardes”, “Dancing Brasil” e “Você na TV!” em Portugal. Artista de rua desde 2013, leva arte e cultura para todos e tem seu trabalho reconhecido ao ser convidado a participar em festivais, documentários e séries do segmento como “Buscando Buskers”, que passa em diversos canais como Arte 1 e Music Box Brasil. Seu trabalho instrumental possui uma identidade própria que o leva a palcos reconhecidos do meio como o Clube do Choro Brasília e o Marien Calixte Jazz Music Festival,
participando assim nos mesmos eventos que grandes artistas de renome como Marcell Powell e Hamilton de Holanda.

ANTONIO SANGUINETTI
Antonio Sanguinetti Da Silva Professor de Guitarra, Teoria Musical, Harmonia e Solfejo, formado pelo Conservatório Falleri- Balzo (1997). Desde o ano 2000, ministra aulas em diversas escolas no Uruguai e desenvolve uma carreira musical prolífica no Brasil, com apresentações em importantes instituições culturais de Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo. Participou da trilha sonora de um filme histórico sobre Garibaldi. Em Montevidéu, realizou concertos em teatros reconhecidos e espaços culturais, incluindo o Teatro Stella d’Italia e a Sala Experimental de Malvín. Além disso, colaborou com artistas renomados e participou de eventos culturais nacionais e internacionais. Sua discografia inclui trabalhos como a canção em vol. 1 e 2. Sua obra mais recente, À Piazzolla e à Ferrer;, foi apoiada pelo Fundo Regional do Ministério de Educação e Cultura(MEC Uruguai) e indicada a o prêmio Graffiti de melhor álbum de tango do ano. Realizou turnês pela Europa e América Latina, apresentando-se em festivais internacionais e colaborando com instituições culturais renomadas. Destacam-se seus concertos no Festival Internacional de Guitarra de Málaga, Granada e no Teatro Real Coliseo de Carlos III em Madri.

Fonte: Embaixada do Uruguai / Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *