A Argentina anunciou a recompra de títulos estrangeiros equivalentes a mais de US$ 1 bilhão para melhorar o perfil da dívida do país. A medida visa ajudar no acesso ao mercado de capitais e foi anunciada pelo ministro da Economia, Sergio Massa nesta 4ª feira (18.jan).
Em seu Twitter, ele disse que se trata de “um primeiro passo na compra da dívida estrangeira, mas um passo a mais na nossa estratégia de administração de passivos”.
Ainda de acordo com ele, outras ações do mesmo tipo devem ocorrer no governo do presidente Alberto Fernández. O próximo passo será convidar o setor privado a “acompanhar o Estado neste trabalho”.
Luta contra o câmbio paralelo
A briga com a inflação já é antiga em solo argentino. Em uma tentativa de atrair mais dólares para o turismo no país, o governo permitiu recentemente que MasterCard e Visa comecem a oferecer aos viajantes uma taxa de câmbio que quase dobra seu poder de compra. Uma tentativa de tentar barrar o câmbio conhecido como “paralelo” – com taxas melhores para turistas.
O maior desafio é a busca por atrair mais dólares para a economia formal, uma vez que o país precisa de reservas na moeda americana para estabilizar o peso e evitar outra desvalorização.
Massa comentou que “há adiante o desafio de reduzir as diferenças” entre os tipos de câmbio e ordenar melhor o mercado cambial local.
Fonte: SBT News