O artista visual baiano Tiago Sansou, natural do bairro do Lobato, na periferia de Salvador, foi selecionado para participar da residência artística internacional da SOMOS Arts, em Berlim (Alemanha), com início em dezembro de 2025. A iniciativa reúne artistas de diversas partes do mundo para o desenvolvimento de projetos voltados à experimentação estética, à colaboração e ao diálogo intercultural.
Durante o programa, Tiago representará o Brasil e a América Latina na capital alemã, dando continuidade à sua pesquisa sobre a mortalidade da população negra e o desenvolvimento de uma estética voltada ao pós-colonialismo e às relações entre as metrópoles modernas e o Sul Global, a partir da perspectiva da população negra. Seu projeto explora a criação de narrativas visuais da população negra periférica brasileira e sua histórica falta de visibilidade em obras experimentais, propondo tensionar as fronteiras entre arte, corpo e memória social.
A participação do artista baiano representa a expansão internacional de um percurso que conecta artes visuais, oralidade e neuroestética. O projeto tem o apoio do Edital de Mobilidade Artística e Cultural da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT-BA).
A SOMOS Arts é uma plataforma independente sediada em Berlim, dedicada à promoção de práticas artísticas contemporâneas, residências e intercâmbios culturais na Alemanha.
Fonte: Aldeia Nagô / Foto: Reprodução