As suaves nuances e a tradição no dedilhar da viola caipira

cultura

Álbum “Revoredo”, de José Gustavo Julião de Camargo, tem como referência os velhos violeiros do interior paulista e a bossa nova

Por Brenda Marchiori – Domingo, 5 de dezembro de 2021

Compositor, maestro experiente, orientador de Estruturação Musical da USP e maestro assistente da USP-Filarmônica, José Gustavo Julião de Camargo apresenta o primeiro registro de seus experimentos iniciais na viola caipira, com o álbum Revoredo

O álbum Revoredo, nome do programa que produz e apresenta às quintas-feiras na Rádio USP, a partir das 17 horas, com reprises às 8 horas aos sábados, contém 12 faixas e está disponível em todas as plataformas digitais pelo selo Vitafone. 

A obra já é considerada um legado para que compositores possam produzir novos repertórios na esfera da tradição da viola caipira de concerto devido a nova forma de notação, escrita em duas pautas, a partir dos arranjos e composições de Camargo. Além de trazer as referências que inspiram o compositor: a inusitada fusão da bossa nova tocada na viola caipira — harmonias complexas mescladas à melódica caipira que aludem aos velhos violeiros do interior de São Paulo tocando a música do cosmopolita Tom Jobim — e composições de poética inusitada, alusivas ao universo de Guimarães Rosa. 

Natural de Vista Alegre do Alto, Camargo iniciou seus estudos musicais em 1978, em Ribeirão Preto, com Mario Nacarato e Cristina Emboaba. Posteriormente, formou-se em Composição e Regência pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1986, onde foi aluno de Composição dos professores Almeida Prado, Damiano Cozzella e Raul do Valle e de Regência dos professores Benito Juarez e Henrique Gregori, entre outros. Já atuou como professor visitante em diversas escolas de música e conservatórios nas cidades italianas de Faenza, Ferrara, Cosenza, Perugia e Campobasso. Atualmente está vinculado ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da USP, é membro do Núcleo de Pesquisa em Ciências da Performance em Música (Nap-Cipem) e maestro assistente da USP-Filarmônica. 

Camargo apaixonou-se pela viola tardiamente, mas logo começou a experimentá-la, aplicando o seu espírito antropofágico em sonoridades inusitadas. Atualmente, atua como instrumentista apresentando-se como solista e nos grupos Brasil Matuto Ensemble, Mentemanuque Ensemble, Nando Araujo Trio e Tempo Forte Trio.

Revoredo foi registrado em uma tarde invernal de sábado na área rural da cidade de Faenza, na Itália, com gravação e a mixagem realizadas por Giacomo Scheda e a masterização por Giovanni Versari.

O repertório do álbum é composto de: 

1 – Revoredo (José Gustavo Julião de Camargo)

2 – Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

3 – Somos que vamos…  (José Gustavo Julião de Camargo)

4 – Chega de saudade (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

5 – Catavento cubano (José Gustavo Julião de Camargo)

6 – Correnteza (Tom Jobim e Luiz Bonfá) 

7 – Palau (José Gustavo Julião de Camargo)

8 –  Dindi (Tom Jobim e Aloysio de Oliveira)

9 – Teias e arremedo (José Gustavo Julião de Camargo)

10 – Água de beber (Tom Jobim)

11 – Trem do Marruá (José Gustavo Julião de Camargo)

12 – Samba do avião (Tom Jobim e Vinicius de Moraes)

Assista José Gustavo no vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=afl97lwklbo”

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