Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, o município de Ipirá passa a ter o título de “Capital Estadual da Produção Industrial e Artesanal de Calçados e Artefatos de Couro”. Projeto de lei com este objetivo foi aprovado na sessão desta terça-feira (16), em dois turnos e por unanimidade dos parlamentares presentes. “Caberá ao Poder Executivo criar políticas e programas de incentivo à produção, como instrumento de desenvolvimento territorial”, destacou o presidente da Assembleia.
De acordo com o chefe do Legislativo baiano, o projeto também institui o Festival do Couro, a ser realizado anualmente, no mês de abril, em Ipirá, com a finalidade de dar visibilidade à produção e na data do Festival será realizada, simultaneamente, a Exposição Estadual do Couro (Expocouro), com o objetivo de valorizar a cadeia produtiva. O Festival do Couro será reconhecido como manifestação cultural e de interesse social e turístico para o município.
Relator do projeto de lei na Comissão de Constituição e Justiça, o deputado Euclides Fernandes (PT) ressaltou que a proposição de Adolfo Menezes fundamenta-se na existência de três curtumes de couro em funcionamento em Ipirá, contribuindo para a cadeia produtiva do couro artesanal e industrial, com suas respectivas tecnologias. Fernandes destacou que, além disso, os polos industrial e comercial geram em média 7 mil empregos, diretos e indiretos, por meio das lojas de fábrica e artefatos de couro. No plenário, a relatória coube ao deputado Tiago Correia (PSDB).
Redação: Política Livre