A seleção feminina de vôlei da Tailândia está sendo elogiada depois que ela fez história no esporte local ao disputar a vaga nas oitavas de final da Copa do Mundo que será disputada na Turquia.
O primeiro-ministro Prayut Chan-o-cha parabenizou nesta segunda-feira as atacantes tailandesas por mostrarem ao mundo suas impressionantes performances e habilidades que as levaram às finais da Liga das Nações Femininas de Vôlei da FIVB, que será realizada em Ancara, Turquia, no final deste mês, segundo o governo. porta-voz Thanakorn Wangboonkongchana.
O vice-primeiro-ministro Prawit Wongsuwon na segunda-feira também elogiou a equipe e a Associação de Vôlei da Tailândia por seu sucesso sem precedentes.
A Tailândia perdeu para a Itália por 3 a 0 na noite de domingo na última partida da fase preliminar em Sofia, na Bulgária, e precisava que os EUA triunfassem sobre a Alemanha em partida que começa horas depois em Calgary, no Canadá, para garantir uma vaga na final. Os EUA venceram a Alemanha por 3 a 1.
Apenas sete equipes na primeira rodada e a anfitriã Turquia avançam para a final. A equipe tailandesa ocupa a última posição com 15 pontos em cinco vitórias e sete derrotas.
A Tailândia enfrentará a Turquia nas quartas de final em 14 de julho.
O técnico da Tailândia, Danai Sriwatcharamethakul, disse que as finais em Ancara seriam um bônus para a jovem equipe. Eles vão encontrar equipes fortes na fase eliminatória.
“Os jogadores vão ganhar experiência. É uma boa oportunidade para eles”, disse.
O capitão da equipe, Pornpun Guedpard, disse após a partida contra a Itália que a equipe estava satisfeita com seu desempenho na primeira rodada.
“No geral, estamos felizes com nossa forma, embora não seja 100 por cento”, disse ela.
A meio-campista Thatdao Nuekjang agradeceu aos torcedores tailandeses por todo o apoio, o que, segundo ela, ajudou a motivar a equipe ao sucesso.
“Embora estejamos aqui na Bulgária, podemos sentir isso [seu apoio]”, disse ela. “Estamos gratos por isso.”
A equipe retornará a Bangkok na terça-feira e se concentrará na preparação para a partida contra a Turquia.
Fonte: Bangkok Post