Por Portal Ipirá City
Atanagildo Barbosa Oliveira (Sr. Atanagildo), natural de Ipirá, nasceu em 17 de março de1955, filho do Sr. Antônio José de Oliveira e Dona Margarida Maria Barbosa Oliveira (Ambos In Memoriam). Começou sua infância morando na Rua Landulfo Alves, depois, aos 11 anos, mudando-se para o bairro da Cacimba onde permanece até os dias atuais.
“Tive uma infância difícil como de todos os pobres na minha opinião, na época, chegamos até passar necessidades, teve um tempo que até para se alimentar direito não era fácil. Éramos 5 irmãos, depois veio um sexto que é Denilson, o (caçula), quando ele nasceu já estávamos todos criados, graças a Deus.”
Em sua adolescência, Sr. Atanagildo foi vendedor na feira livre de Ipirá para ajudar seus pais.
“Participei com Dudy, vendendo pedaços de fumo com ele na feira para ganhar um dinheirinho. Fui ajudante de padaria, tudo na adolescência, para ajudar nas precisões. Chegando à fase de adulto, consegui trabalhar em um Supermercado, o antigo Supermercado Santo Antônio. Depois fui para Salvador, mas antes trabalhei na prefeitura de Ipirá, na última administração do prefeito José Leão dos Santos, porém com a mudança de gestor, por não ser funcionário efetivo e por já estar noivo da minha esposa Jacy Bianck, com casamento marcado, tive que sair procurando emprego. Viajei então para Ponta da Laje, em Candeias, onde trabalhei na construção de plataformas de concreto.”
Após trabalhar em Candeias ele retornou para Ipirá, onde trabalhou na Clínica Santa Helena, permanecendo por 33 anos.
“Trabalhei na Clínica Santa Helena, mas como eu não era funcionário efetivo Dr.Delorme conseguiu com Antônio Carlos Magalhães, um emprego pelo estado de forma efetiva. Então fiquei administrando às duas funções, funcionário do estado e prestando serviço a Santa Helena. Fiquei 33 anos por lá, mas depois que Dr.Delorme morreu as coisas foram perdendo o sentido, tinha ele como um pai, sou muito grato por ter nos ajudado muito. Com a morte dele as coisas foram perdendo o sentido, fui me desmotivando então pensei precisar mudar para outros ares. Conversando com o pessoal do Plasma consegui me transferir para lá, onde estou até hoje, já estou aposentado pelo estado e estou aí remando o barco.”
Sr. Atanagildo, tem 4 Filhos (Leovegildo, Elvis, Samuel e aquela que ele chama de sua paixão, filha amada, adorada e querida, Jaciana Bianck). Além dos filhos, tem duas netas e um neto.
Teve uma boa convivência com os seus pais, em que sempre esteve presente ,e hoje ele lembra das boas memórias e das recordações. Sua mãe, faleceu no ano de 1992, seu pai, há 3 anos.
“Meu pai conviveu com minha mãe até o momento que Deus a chamou e com o passar dos anos entendemos que ele estava precisando de uma nova companheira. Ele se casou novamente e teve dois filhos Francisco e Mateus, são nossos irmãos com muito orgulho.”
Quando a conversa partiu para o futebol, ele não poderia deixar de citar o seu clube de coração, uma das suas maiores paixões, o Vila Nova.
”Sou um dos fundadores do Vila Nova, com muito orgulho fui o primeiro presidente, fiquei durante muitos anos com meu compadre, amigo e irmão, Zito (In Memoriam). Depois fomos nos afastando e cansando, as coisas cansam, às vezes até desmotivam, e então resolvemos nos afastar e deixar para outros conduzirem.”