PEQUIM (Reuters) – A atividade de serviços da China expandiu em um ritmo ligeiramente mais rápido em outubro, mostrou uma pesquisa do setor privado nesta sexta-feira, com as vendas crescendo ao ritmo mais fraco em dez meses e o emprego estagnando à medida que a confiança empresarial diminui.
O vasto setor de serviços, que proporciona cerca de 48% dos empregos na China, registou uma forte recuperação no início deste ano, mas os analistas dizem que o lento crescimento do rendimento familiar e o mercado de trabalho incerto levantam questões sobre a sustentabilidade do crescimento da indústria.
O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços Caixin/S&P Global subiu para 50,4 em outubro, ante 50,2 em setembro, o menor nível em nove meses. O ritmo de expansão também permaneceu muito mais lento do que o observado, em média, no primeiro semestre do ano.
A marca de 50 pontos separa a expansão da contração da atividade.
Uma pesquisa oficial mostrou na terça-feira que o PMI de serviços caiu para 50,1, de 50,9 em setembro.
As novas encomendas no setor de serviços aumentaram no mês passado no ritmo mais fraco em dez meses, mostrou a pesquisa Caixin, compensando o aumento de um boom de viagens visto durante o feriado de oito dias do Dia Nacional.
Contudo, registou-se uma melhoria adicional na demanda externa por serviços chineses, no meio de relatos de aumento do número de visitantes estrangeiros.
A desaceleração no crescimento das vendas levou a uma abordagem mais cautelosa das empresas no recrutamento. O emprego no setor manteve-se inalterado em outubro, tendo aumentado em cada um dos oito meses anteriores.
Num contexto de demanda moderada, o otimismo geral caiu pelo quarto mês consecutivo e foi o mais baixo desde março de 2020.
Os preços cobrados pelas empresas de serviços cresceram a um ritmo mais rápido à medida que procuravam repassar aos clientes os custos mais elevados de produção, embora a taxa de inflação dos insumos tenha sido a mais lenta desde junho de 2022.
O PMI composto da Caixin/S&P, que inclui a atividade industrial e de serviços, caiu para 50,0, de 50,9 em setembro, marcando a leitura mais baixa desde dezembro de 2022.
“As condições do mercado para a indústria transformadora foram mais lentas em comparação com o setor dos serviços”, disse Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group.
A economia da China apresentou um crescimento melhor do que o esperado no terceiro trimestre, mas os economistas dizem que o fraco setor imobiliário, a diminuição da demanda por viagens, a dívida do governo local e as tensões geopolíticas podem pesar sobre as perspectivas.
(Por Ellen Zhang e Ryan Woo)
Fonte: Reuters