Diversas cidades brasileiras têm manifestações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) agendadas para esta terça-feira, feriado de Sete de Setembro. O chefe do Executivo pretende usar a data para uma demonstração de força nas ruas. Ele disse que vai comparecer a protestos em Brasília e em São Paulo. Ao menos 70 atos foram convocados por movimentos bolsonaristas em todo o país.
Em Salvador, apoiadores do mandatário escolheram a orla da Barra para iniciar a mobilização. A concentração terá início às 9h
Os principais deles, que contarão com caravanas de outros estados, são: Brasília, em frente ao Congresso Nacional, às 10h; São Paulo, Avenida Paulista, às 14h; Rio de Janeiro, Avenida Atlântica, às 10h. Atos convocados em outros cidades.
De raiz golpista e em defesa de pautas autoritárias, os protestos marcados para o Dia da Independência acontecerão em meio a sinais que apontam para o risco de tentativa de ruptura democrática, sobretudo diante de reiterados ataques ao STF e ao TSE.
Nas últimas semanas, Bolsonaro provocou uma crise institucional no país ao repetir as ameaças de que as eleições de 2022 só acontecerão por meio do voto impresso, bandeira defendida por ele que acabou derrotada na Câmara.
Em evento no sábado (4), em Caruaru (PE), o presidente repetiu ameaças golpistas, falou numa “ruptura que nem eu nem o povo deseja” e defendeu que ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) sejam “enquadrados” pela própria corte.
Fonte: Metro 1