Nesta semana, a Austrália participará da Reunião Ministerial do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), realizada na Coreia do Sul. A ministra australiana representará o país em um momento decisivo para a economia regional e global, marcado por tensões comerciais e incertezas econômicas.
O governo australiano reafirma seu compromisso com mercados abertos e regras justas que beneficiem empresas e trabalhadores. Atualmente, um em cada quatro empregos na Austrália depende do comércio internacional. Entre as prioridades do país estão a digitalização de processos aduaneiros, a promoção de reformas em serviços e o incentivo à inclusão econômica.
A Austrália também defende o fortalecimento da Organização Mundial do Comércio e do sistema comercial baseado em regras transparentes, que garantem igualdade de condições para economias menores e ampliam o acesso de produtores e exportadores australianos aos mercados globais.
Com economias que representam mais de 60% do PIB mundial e cerca de 75% do comércio exterior australiano, a APEC é vista como plataforma essencial para diversificação e expansão das relações econômicas do país.
Parceiros de longa data, Austrália e Coreia compartilham interesses estratégicos e uma relação comercial sólida. O governo australiano expressou total apoio à presidência coreana da APEC em 2025, que terá como foco a inovação digital, o crescimento inclusivo e o enfrentamento de desafios comuns na região.
Fonte: Diplomacia Business / Foto: Dean Calma / IAEA