Autismo, Asperger e música

colunistas Leone Costa

Por Leone Costa (Portal Ipirá City) – Quarta, 5 de agosto de 2020

Um dos grandes desafios da ciência é comportamento do cérebro humano, deveras, trata-se da mais fantástica máquina inventiva existente no planeta terra. Abordo uma questão que tem um grande grau de complexidade pela importância que é para a psicologia educacional e para a música.


O transtorno de Aspeger, que foi conhecido como o transtorno do gênio, é um dos espectros do autismo. Segundo estudos do Instituto de Ciências da Gulbenkian, liderado pela doutora Astrid Vicente, pôde-se considerar como reflexos mais consistentes do Autismo aumento anómalo dos níveis de serotonina de forma tão acentuada que torna grave para o neuro desenvolvimento e do funcionamento do Sistema Nervoso Central.


Ocorrendo dificuldades de interação social, rigorosidade com rotina, certos comportamentos de dificuldade de compreensão das regras sociais etc, o autismo hoje possui um espectro que tem vários graus. Mas atentar-me-ei ao transtorno de Asperger e a habilidade para a música, quem dispõe deste nível de autismo, considerado mais brando, é constatado uma sensibilidade muito grande para as artes e matemática, em espacial a música. A música que é uma habilidade multissensorial afeta diretamente portadores de Asperger, há relatos de pianistas brilhantes como o Glenn Gould que é reconhecido como um dos maiores músicos do século XX possui esse peculiar transtorno (não gosto de usar o termo transtorno, porque parece que é necessariamente ruim). Fato é que Ipirá precisa de um cuidado especial com as crianças autistas, principalmente dando ênfase aos estudos multissensoriais e multidimensional, para os pais recomendo documentários sobre Gleen Gould, e um filme muito interessante chamado: à sombra do piano, ao qual, retrata como não entender o mundo de um autista ou até uma relação super protetora poderá ser muito maléfica para o próprio desenvolvimento da criança. No mais, como pianista seria um prazer descobrir aqui pessoas com com Asperger e fazer um estudo, a arte nos liberta e a música é um caminho mágico para audições tão apuradas, e daí vem o grande desconforto de autista com fogos de artifício, são frequências muito altas para uma audição hiper sensível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *