Apesar da partida ruim, o Bahia avançou para a terceira fase da Copa Brasil após vencer o Camboriú, por 1 a 0, jogando na noite da quarta-feira (8), no Estádio das Nações, em Balneário Camboriú. O gol da classificação foi marcado por Biel, em grande estilo, aos 11 minutos da primeira etapa.
Com o resultado, o time comandado pelo técnico Renato Paiva avança de fase na competição nacional e aguarda o próximo adversário através de sorteio, que será realizado pela Confederação Brasileira de Futebol.
Além das cotas das duas primeiras fases, que somaram R$ 3,1 milhões, o Bahia garantiu mais R$ 2,1 milhões nos cofres.
No próximo sábado, o Tricolor muda de foco e abre a semifinal pelo Campeonato Baiano, diante do Itabuna, às 16 horas, no estádio Ribeirão, em Camacan.
O JOGO
O Bahia iniciou a partida com quatro modificações, em relação ao empate diante do Vitória, no último domingo, pela Copa do Nordeste. O técnico promoveu as entrdas de Cicinho e Chávez, nas laterais, Acevedo, no meio, e Everaldo, no comando do ataque.
Como de praxe, o time de Renato Paiva começou pressionando. Aos 30 segundos, o lateral Cicinho recebeu o cartão amarelo, em uma falta de ataque. Sem ser incomodado, o Tricolor promovia jojgadas rápidas com Biel e Jacaré.
Aos oito minutos, Everaldo perdeu a boa oportunidade de abrir o marcador.
Ao 11 minutos, Biel acertou um belo chute no ângulo esquerdo do goleiro Belliato e abriu o marcador. A bola bateu ainda na trave antes de entrar.
Após o gol, o Camboriú acordou na partida. Aos 22, Depois de cruzamento pela direita, a zaga do Bahia se atrapalha e o lateral Dieyson para na boa defesa de Marcos Felipe.
Cinco minutos depois, Emerson recebe bola dentro da área e chuta, sem ângulo, na trave de Marcos Felipe. Aos 30, Calyson chegou a balançar as redes, mas estava em posição irregular.
O Bahia também resolveu sair da defesa e, aos 39, Yago cruzou na medida para Everaldo cabecear na trave esquerda do goleiro Belliato.
Nos acréscimos, Dudu Figueiredo recebeu cartão amarelo, depois de acertar o rosto de Chávez com a mão.
O Bahia retornou ara a etapa final com uma alteração; Rezende no lugar de Yago Felipe. E na sua primeira participação, aos quatro minutos, Rezende lançou boa bola para Chávez, que cabeceou para o meio da área, mas não encontra ninguém do Bahia.
Na sequência, Calyson arriscou de longa distância, mas a bola passa por cima da meta de Marcos Felipe.
Aos sete minutos, o Camboriú colocou outra bola na trave com Bruno Oliveira. Quase o empate da Cambora.
Retraído, o português promoveu mais duas mudanças: André no lugar de Cicinho e Daniel no lugar de Cauly.
Aos 16 minutos, mais um gol anulado dos donos da casa. Dudu Figueiredo cobrou a falta, achou o atacante Milton Júnior, na marca do pênalti marcar, mas o árbitro sinalizou impedimento.
Aos 20 minutos, o time da casa ficou com um jogador a menos, após o meia Dudu receber o segundo cartão amarelo, seguido de vermelho, em entrada forte em Rezende.
Com um a mais, Paiva promoveu a entrada de Kayky no lugar de Jacaré.
Apesar da vantagem numérica, o Bahia seguia recuado e dando espaços para o Camboriú.
Aos 29, Calyson recebeu boa bola, mas o zagueiro Marcos Victor fez o corte.
Aos 34, após cobrança de falta, Marcos Felipe não conseguiu afastar, Maycon Lucas arriscou de letra e Gabriel Xavier tirou em cima da linha.
Dois minutos depois Patrick veron entrou no lugar e Biel para segurar o jogo.
O Camboriú pressionava. Aos 43, Maycon Lucas assustou, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
Nos acréscimos, Daniel e Patrick Verhon tabelam na área até Patrick receber e chutar com perigo para defesa do goleiro do Camboriú.
No último lance de jogo, Everaldo cobrou uma falta de fora ridícula, refletindo o fraco futebol do Bahia na partida, apesar da classificação.
FICHA TÉCNICA
Camboriú 0 x 1 Bahia
Copa do Brasil – 2ª fase
Local: estádio das Nações, em Balneário Camboriú
Data: 08/03/2023 (quarta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (FIFA-SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro e Leandro Matos Feitosa (ambos de SP)
Quarto árbitro: Evandro Tiago Bender (SC)
Cartões amarelos: Dudu (2x), Tom (Camboriú) / Marcos Victor (Bahia)
Cartões vermelhos: Dudu (Camboriú)
Gols: Biel (Bahia)
Camboriú: Belliato; João Carlos (Bruno Leite), Wellington, Renan e Dieyson; Milton (Gabriel Tonini), Bruno Martins e Dudu Figueiredo; Calyson (Pirambu), Wagner (Maycon Lucas) e Emerson (Franklin). Técnico: Júnior Lopes.
Bahia: Marcos Felipe; Cicinho (André), Marcos Victor, Gabriel Xavier e Chávez; Acevedo, Yago Felipe (Rezende) e Cauly (Daniel); Jacaré (Kayky), Biel (Patrick Verhon) e Everaldo. Técnico: Renato Paiva.
Fonte: Galáticos Online