Equipe alagoana levou a melhor por 8 x 7 nas penalidades; em jogo disputado, tempo regulamentar terminou em 0 x 0 na Arena Fonte Nova
O sonho do penta ficou pelo caminho. Neste domingo (26), o Esquadrão tentou a classificação para a sua décima final da Copa do Nordeste, mas o CRB foi mais eficiente e superou a equipe tricolor nos pênaltis por 8 x 7, após o tempo regulamentar terminar em 0 x 0.
Com a bola rolando, o Bahia controlou as ações como sempre faz na Arena Fonte Nova, mas o Galo da Pajuçara soube se defender e conseguiu anular o ímpeto baiano. Na hora decisiva, o time alagoano converteu todas as penalidades e Caio Alexandre desperdiçou a última cobrança para a equipe baiana.
O próximo compromisso do Bahia é pelo Campeonato Brasileiro. O Esquadrão enfrenta o Atlético Mineiro no dia 2 de junho, na Arena MRV, em Belo Horizonte. A bola rola às 16h, pela sétima rodada da competição.
O JOGO
Primeiro tempo
O Bahia demorou a “engrenar” na partida. A equipe tricolor manteve sua proposta de jogo e envolveu o CRB com troca de passes rápidos, porém não conseguia furar as linhas do time adversário. Já o Galo da Pajuçara apostou nas jogadas em velocidade pelas pontas e teve sua melhor chance aos 13 minutos com bom chute de Hereda, que levou perigo à meta de Marcos Felipe. Na segunda metade da primeira etapa, o Esquadrão melhorou a postura e começou a ser mais incisivo. Jean Lucas foi o destaque da equipe – o volante teve duas boas oportunidades para inaugurar o marcador e em uma delas acertou o travessão. Apesar do volume de jogo, os times foram para o intervalo com o placar zerado.
A primeira chegada foi do CRB! Aos 13 minutos, Léo Pereira inverteu a jogada e Facundo Labandeira ajeitou de primeira para Hereda. O lateral-direito dominou e soltou uma bomba de fora, mas a bola passou rente à trave.
Quase! Aos 31, Everton Ribeiro abriu na direita para Rafael Ratão, que cruzou na medida para Jean Lucas dentro da área. O camisa 6 chegou batendo e carimbou o travessão.
Luciano Juba foi até a linha de fundo aos 35 minutos e tentou o cruzamento fechado, mas o goleiro Matheus Albino espalmou. No rebote, Jean Lucas finalizou da meia-lua e mandou para fora.
Aos 42, Ratão recuperou a bola na intermediária e arriscou de fora. A bola passou perto da meta e balançou a rede pelo lado de fora.
Segundo tempo
O Bahia voltou melhor do intervalo, mas o CRB também. A partida, que já era disputada, ficou mais aberta e ganhou em ações ofensivas. Logo aos quatro minutos, Jean Lucas acertou o travessão novamente e, aos 16, Cauly saiu de cara com o goleiro, mas tirou demais e mandou para fora. O Tricolor seguiu controlando o jogo, mas o goleiro Matheus Albino protagonizou excelentes defesas para manter o placar zerado. Fim da partida e a disputa foi para os pênaltis.
Por pouco! Aos quatro minutos, a equipe tricolor cobrou escanteio curto pela direita e a bola sobrou para Jean Lucas. De muito longe, o volante soltou uma bomba e acertou o travessão.
Aos 16, Everton Ribeiro recuperou a posse e deu um belo lançamento rasteiro para Cauly. O camisa 8 saiu de cara com Matheus Albino, mas tirou demais na hora da finalização e a bola passou à esquerda do goleiro alagoano.
Defesaça! Aos 39 minutos, Cauly cobrou falta na área e Santi Arias apareceu para cabecear. Matheus Albino foi no cantinho e fez uma ótima defesa.
Nas penalidades, deu CRB. Os visitantes marcaram com Anselmo Ramon, Gegê, Rômulo, Hereda, Mike, João Pedro, Matheus Ribeiro e Lucas. Já o Tricolor fez com Everaldo, Oscar Estupiñan, Luciano Juba, Cauly, Jean Lucas, Biel, Ademir, mas Caio Alexandre perdeu a cobrança decisiva.
FICHA TÉCNICA
Bahia 0 x 0 CRB (7 x 8 nos pênaltis)
Copa do Nordeste – Semifinal
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 26/05/2024 (domingo)
Horário: 18h
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Junior (SE)
Assistentes: Daniel Vidal Pimentel (SE) e Vanessa Santos Azevedo (SE)
Quarto árbitro: Rafael Santos de Andrade (SE)
VAR: Thayslane de Melo Costa (FIFA-SE)
Cartões amarelos: Matheus Ribeiro, Rômulo e Anselmo Ramon (CRB)
Pênaltis: Everaldo, Oscar Estupiñan, Luciano Juba, Cauly, Jean Lucas, Biel, Ademir, Caio Alexandre (X) (Bahia) / Anselmo Ramon, Gegê, Rômulo, Hereda, Mike, João Pedro, Matheus Ribeiro, Lucas (CRB)
Bahia: Marcos Felipe; Santi Arias (Everaldo), Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro © (Oscar Estupiñan) e Cauly; Thaciano (Ademir) e Rafael Ratão (Biel). Técnico: Rogério Ceni
CRB: Matheus Albino; Hereda, Fábio Alemão, Saimon e Matheus Ribeiro; Falcão (Rômulo), João Pedro e Gegê; Facundo Labandeira (Caio César) (Lucas), Léo Pereira (Mike) e Anselmo Ramon ©. Técnico: Daniel Paulista
Fonte: Metro 1 / Foto: Letícia Martins/EC Bahia