Esquadrão chega ao terceiro jogo sem triunfos no Brasileirão
O Bahia foi derrotado pelo Vasco por 3 a 2, na noite desta segunda-feira (28), em São Januário, em partida válida pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Payet, duas veze, e Emerson Rodríguez marcaram para o time carioca enquanto Luciano Rodríguez e Ademir diminuíram para o Tricolor de Aço.
Com o resultado, o Bahia chega ao terceiro jogo sem saber o que é vencer. O Esquadrão estacionou nos 46 pontos e permaneceu na 7ª posição. O Vasco chegou aos 43 pontos e pulou para a 9ª posição no Brasileirão.
Primeiro tempo
O jogo em São Januário começou com um ritmo alucinante. O Vasco trabalhava em velocidade, com marcação cerrada e muita pressão contra a defesa do Bahia. O Tricolor de Aço, por sua vez, tentava se defender e tentar imprimir seu estilo de jogo, mas sem sucesso.
Aos 11 minutos, Puma Rodríguez recebeu na entrada da área, conseguiu limpar a marcação, ajeitou a bola para a perna esquerda e soltou uma pancada. O goleiro Marcos Felipe defendeu, mas deu rebote nos pés de Emerson Rodríguez, que chegou antes da defesa e empurrou para o fundo do gol.
O baque foi ainda maior quando, aos 15 minutos, Rayan invadiu a área após passe de Emerson Rodríguez e caiu dentro da área depois de ser tocado por Kanu. O árbitro assinalou a penalidade máxima. Na cobrança, Payet bateu alto, no canto direito, sem chances para Marcos Felipe, e marcou o segundo gol para o Vasco.
O jogo passou a ter certo equilíbrio após o gol de pênalti. O Bahia conseguiu sair mais pro jogo e conseguiu conectar boas tramas para levar perigo à meta do goleiro Léo Jardim. No entanto, as chances mais claras ainda saiam das jogadas do Gigante da Colina.
Aos 31 minutos, Galdames ajeitou a bola para Payet na entrada da área, o francês dominou, conduz pelo meio, viu tudo aberto à sua frente, ajeitou o corpo e soltou uma pancada de perna esquerda, vendo a bola entrar no cantinho do lado esquerdo do gol. Um show francês em São Januário.
Nem tudo parecia perdido. Aos 41 minutos, Ademir recebeu na direita e fez o cruzamento, Luciano Rodríguez se adiantou à marcação na primeira trave e cabeceou bonito para vencer Léo Jardim. Bahia diminuía antes do fim do primeiro tempo.
Segundo tempo
Logo na volta ao gramado, o técnico Rogério Ceni promoveu mudanças na equipe. Entraram Rafael Ratão e Acevedo nos lugares de Cauly e Caio Alexandre, respectivamente. A partida ganhou tons de equilíbrio em um primeiro momento, mesmo com o Bahia se expondo mais para tentar chegar ao empate.
O tempo foi passando e o Vasco fazia um jogo seguro defensivamente para garantir o resultado. O Tricolor de Aço até conseguia boas jogadas, mas nenhuma chegava com grande perigo para o goleiro Léo Jardim.
O ar de esperança surgiu aos 29 minutos, quando o Everton Ribeiro acelerou para Thaciano, que invadiu a área e finalizou. Léo Jardim fez grande defesa, mas, no rebote, Ademir chegou para conferir de cabeça para o gol vazio.
Com 3 a 2 no placar, só restava o Bahia partir para o abafa e tentar o empate fora de casa. E foi o que aconteceu. Com seis minutos de acréscimo e uma pressão pelo gol, o Bahia chegou a uma grande chance de deixar tudo igual aos 48 minutos.
Após boa troca de passes do Bahia no ataque, a bola foi cruzada pela esquerda na área e Rafael Ratão chegou finalizando para a defesa à queima-roupa de Léo Jardim. A bola voltou no atacante, mas na segunda tentativa ele acabou mandando para fora. Era o último suspiro para o Tricolor baiano. Fim de jogo.
Fonte: Galáticos Online / Foto:Letícia Martins / EC Bahia