Bahia tem mais de 3500 pessoas na fila por órgãos

Bahia saúde

De acordo com um levantamento do Registro Brasileiro de Transplantes da Associação Brasileira de Transplantes de Órgão (ABTO), a Bahia possui mais de 3.500 pessoas na fila esperando para receber um transplante de órgãos no Estado. 

Conforme a pesquisa, realizada entre janeiro e junho deste ano, foram 72 doadores homens e 21 mulheres, ou seja, os doadores masculinos representaram 77,4% das doações realizadas no período. A faixa etária média destes doadores está na zona entre os 50 e os 64 anos.

Ainda segundo a pesquisa, os acidentes vasculares cerebrais (AVC) representam a 48% das causas de óbito no período mencionado, seguidos pelo traumatismo cranioencefálico (TCE), com 40% e a anóxia, a ausência de oxigênio, responsável por 8% dos óbitos.

O levantamento ainda traz que 1.040 pessoas entraram na fila da doação de órgãos durante o período analisado, sendo 35 pacientes crianças. No ranking nacional de doadores em potencial, a Bahia aparece na quinta colocação, com 504 pessoas. Este número, no entanto, cai para 442 quando filtrados os doadores elegíveis. Destes, 93 conseguiram doar um órgão.

Segundo o governo federal, para se tornar doador de órgãos, o paciente deve avisar à sua família, que, à época do óbito do doador, deverá autorizar à equipe médica a doação dos órgãos. Com as informações do Bahia Notícias.

Fonte: Portal da Saúde / Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *