A baiana Flávia Bomfim promove neste sábado (15h), a partir das 15h, no Goethe-Institut Salvador, o lançamento do livro “O Adeus do Marujo”. A obra é uma versão poética da autora da vida e obra de João Cândido, legendário personagem que liderou a Revolta da Chibata no Rio de Janeiro, em novembro de 1910. O evento terá início com a leitura do livro e contação de histórias afins feita por Emillie Lapa e Natalyne Santos e contará ainda com uma Oficina dos Sonhos, ministrada por Flávia Bomfim.
“O Adeus do Marujo” resgata a figura de João Cândido e a sua luta de marinheiro negro e pobre que viajou o mundo antes de comprar a briga por mais respeito e melhores condições de trabalho para a categoria. Com delicadeza, Flávia reconta a trajetória do marinheiro através de bordados sobrepostos em fotos dos jornais. Aliás, o nome do livro alude a um bordado feito pelo próprio João Cândido, nos quase dois anos em que esteve preso na masmorra de Ilha das Cobras.
“O que aconteceu no passado não se muda, mas como a gente conta, sente e se relaciona com ele, isso, sim, se muda. Na vida de João está a luta do povo negro. E, da mesma forma que o avesso do bordado precisa ser mostrado, temos que mostrar toda a beleza e força que há nos bastidores dessas histórias de luta”, enfatiza a autora.
Foto: Divulgação