Colaborador de nomes como Gilberto Gil, Daniela Mercury e Moreno Veloso, o músico baiano Quito Ribeiro acaba de estrear no romance. Em “No Canto dos Ladinos”, lançado pela editora Todavia, o também cantor e compositor reflete sobre os dilemas da classe média negra.
O livro traz, de forma talvez inédita, personagens negros frequentadores de restaurantes caros, formados em universidades antes mesmo da implementação da política de cotas, viajantes pelo exterior, moradores de condomínios fechados e contratantes de empregadas domésticas.
“Minha intenção ao escrever sobre a classe média negra foi política. Quis abrir os olhos do público, que pensa que se a história não se passa em um bairro pobre, o personagem com certeza é branco”, disse o autor, em entrevista ao jornal O Globo. Segundo ele, os personagens são cidadãos de uma classe média negra que quase nunca dá as caras na literatura brasileira.
Com grande habilidade narrativa, Quito, que é natural de Salvador, mas mora no Rio de Janeiro, traça um quadro amplo do ponto de vista social e delicado do ponto de vista subjetivo, resultando numa “atordoante leitura de nossa vida social”, de acordo com a sinopse.
O livro está à venda (R$ 54,90) no site da Todavia.
Fonte: Alô alô Bahia