Barcelona supera expulsão e vence Benfica com gol de Raphinha

esportes

Mesmo em situação complicada após cartão vermelho de Cubarsí, Barça abriu vantagem na ida das quartas de final no Estádio da Luz

Barcelona segurou a pressão do Benfica e abriu vantagem significativa no duelo de ida das oitavas de final da Champions League ao vencer por 1 a 0, no Estádio da Luz, em Lisboa. Mais uma vez, o atacante brasileiro Raphinha decidiu o jogo para a equipe catalã.

O jogo de volta acontece no próximo dia 11 de março, no Estádio Olímpico lluís Companys, na Catalunha. Quem avançar deste confronto enfrentará nas quartas de final o vencedor de Borussia Dortmund x Lille, que empataram em 1 a 1 no jogo de ida, na Alemanha.

O Barça decide em casa, pois terminou à frente na fase de liga (foi o segundo melhor colocado em geral, atrás do Liverpool, enquanto o Benfica foi o 16º e teve de passar pelo Monaco nos playoffs).

Expulsão de Cubarsí complica o Barça

Na reedição do jogo mais alucinante da primeira fase, que terminou em 5 a 4 para o Barça na Luz, a equipe catalã conseguiu se segurar mesmo jogando com um a menos durante quase toda a partida.

O Benfica começou melhor e logo no primeiro minuto teve boa chance com Akturkoglu, que parou em defesa de Szczesny. O Barça respondeu em uma sequência de finalizações de Raphinha, Lewandowski e Yamal, mas o goleiro Turbin brilhou.

Aos 20 minutos, o roteiro do jogo mudou quando Cubarsí era o último homem e varreu Pavlidis na entrada da área. Depois do cartão vermelho, os Encarnados tiveram as melhores oportunidades, mas parou em novas defesas de Szczesny, a melhor delas em cabeçada à queima-roupa de Akturkoglu.

Raphinha decide na segunda etapa

O atacante brasileiro, que na primeira etapa havia tomado uma decisão errada ao tentar passar para Yamal em vez de finalizar, se redimiu na segunda etapa com o gol da vitória, aos 15 minutos, pouco depois de mais uma defesaça de Szczesny.

Raphinha aproveitou passe errado de António Silva e, da entrada da área, acertou o cantinho de Turbin para marcar seu nono gol na Champions e 25º na temporada. Com mais 18 assistências em 40 jogos, o atacante gaúcho se firma na corrida pela Bola de Ouro de 2025.

Nos minutos finais, o Benfica chegou a ter um pênalti de Szczesny em Belotti assinalado, mas o lance foi invalidado com o auxílio do VAR semiautomático por impedimento milimétrico. Com as entradas de Rafael Cabral, João Rego e Renato Sanches, equipe lisboeta seguiu pressionando, mas não conseguiu vencer o goleiro polonês em noite inspirada.

Fonte: Placar / Foto: EFE/EPA/ANTONIO COTRIM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *