Lider norte-americano se reunirá na Casa Branca com seu equivalente colombiano Gustavo Petro, nesta quinta-feira; regime de Maduro segue sob forte isolamento internacional
Da Reuters – Quarta, 19 de abril de 2023
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, dirá ao seu equivalente colombiano, Gustavo Petro, em conversas na Casa Branca na quinta-feira, que está disposto a aliviar ainda mais as sanções contra a Venezuela apenas em troca de medidas concretas para eleições justas no país, disse um alto funcionário do governo.
Antes da primeira reunião dos líderes, o funcionário disse que Biden deixaria claro a Petro que pediu o levantamento das sanções à Venezuela, que não está preparado para fornecer alívio significativo de sanções adicionais ao governo do presidente Nicolás Maduro até que ele concorde com medidas democráticas com a oposição do país. A Colômbia tem sido uma das vozes mais fortes pela redução dessas barreiras.
A Venezuela segue enfrentando uma forte crise política e segue sob pesadas sanções políticas e econômicas dos Estados Unidos, ampliando o isolamento do país. Em março, o presidente Nicolás Maduro anunciou que não participaria da Cúpula Íbero-Americana, que aconteceria no final daquele mês.
O evento reuniu 22 países sob o lema “Juntos por uma Ibero-América justa e sustentável” para discutir medidas econômicas, ambientais, entre outros assuntos. As informações são da CNN Brasil.