O Espaço Cultural Boca de Brasa Céu de Valéria é o local da 3ª edição do “Boca de Brasa Apresenta” do Programa Boca de Brasa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024. No dia 21 de setembro (sábado), às 15h, a Cia de Teatro JÁÉ e o Samba de Roda de Tubarão são atrações do evento, que é aberto ao público, com entrada gratuita. Além destes grupos que se apresentam como participantes do Programa, o Célula Hip Hop é convidado para completar a representação do território de Valéria. Além de o espaço ser adequado para cadeirantes, o evento é acessível a pessoas surdas, com tradução em Libras.
No espetáculo “A Coisa Vai Ficar Preta”, a Cia de Teatro JÁÉ destaca um elenco de crianças pretas e apresenta histórias de grandes símbolos da comunidade negra mundial e brasileira. Por via de uma narrativa multifacetada, o público é convidado a mergulhar nas experiências e resiliência desses jovens artistas diante das adversidades relacionadas à cor da pele. A peça aborda temas profundos, desde o enfrentamento do racismo na infância até a luta contra o preconceito sistêmico na vida adulta. Com danças, músicas e diálogos impactantes, celebra a herança afro-brasileira e a cultura negra, incentivando a união na luta contra o racismo. Uma celebração da diversidade, contada através das vozes e talentos dos cerca de 40 artistas integrantes, entre 7 e 80 anos, que, dentre sua negritude, inclui representatividade de pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
Já o Samba de Roda de Tubarão é um grupo artístico e cultural dedicado à celebração e à preservação do samba de roda da comunidade de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Realiza rodas, ensaios, participa de eventos culturais e festejos tradicionais, com um repertório que inclui samba corrido, samba junino, samba duro e muito mais. No show, apresenta canções autorais e interpretações do acervo do samba de roda da Bahia.
Os dois grupos integram a lista de 15 iniciativas de Salvador selecionadas para cumprir o percurso de qualificação do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas, que é realizado pela Fundação Gregório de Mattos em parceria com a Associação Conexões Criativas.
Completando a programação, o Célula Hip Hop, da comunidade de Valéria, chega como convidado. Composto por Filipe Hawkins, Mykael Lucas, Everest, Elder Gold e DJ ED Deus, sob liderança de Allan Jefferson, o coletivo atua há mais de cinco anos na cena hip hop, fortalecendo esta expressão artística no território. Nesta oportunidade, eles apresentam músicas autorais e uma sessão de “freestyle”, permitindo a interação com o público e mostrando a versatilidade dos artistas.
Selecionada através do Edital 006/2023 – Polos Criativos Boca de Brasa, a Associação Conexões Criativas assina a realização do Programa de Aceleração de Iniciativas Culturais e Criativas 2024, em parceria com a Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda, Prefeitura Municipal do Salvador.
Boca de Brasa Apresenta 2024
Edição 3 – Valéria
Com: Cia de Teatro JÁÉ e Samba de Roda de Tubarão
Atração convidada: Célula Hip Hop
Quando: 21 de setembro de 2024 (sábado), 15h
Onde: Espaço Cultural Boca de Brasa Céu de Valéria
Rua Lagoa da Paixão, s/n – Nova Brasília de Valéria
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
Fonte: Diga Bahia / Foto: Divulgação