Bom Jesus da Lapa realiza celebrações do Tríduo e Festa da Nossa Senhora Aparecida

cidades cultura

O Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida de Bom Jesus da Lapa começaram nesta segunda-feira (9) e seguem até a próxima quinta-feira (12) Dia Nacional da Padroeira do Brasil. Este ano, o tema principal das celebrações na Capital Baiana da Fé é: Maria, Ensinai-nos que vocação é graça e missão.

O evento é uma manifestação cultural e religiosa católica. Está é a segunda maior festa religiosa da cidade, menor apenas da Romaria do Bom Jesus que aconteceu em agosto.

A primeira noite de celebrações do Tríduo e Festa de Nossa Senhora Aparecida de Bom Jesus da Lapa reuniu centenas de devotos e teve como subtema: Maria, ensinai-nos que toda a vocação é missão dada por Desus. O pregador foi o  Padre Mateus Jurus,  vigário da Paróquia São João Batista, em Bom Jesus da Lapa.

Nesta terça-feira (10), a missa terá como o subtema: Maria, ensinai-nos que a família é vocação de Deus. O pregador será o padre Jocleilson Sebastião da Silva, reitor do Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Barreira.

A terceira noite do tríduo, quarta-feira (11), o subtema será: Maria, ensinai-nos a construir uma sociedade justa e fraterna. O pregador escalado é o padre Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, em Salvador.

No Dia Nacional da Padroeira do Brasil, 12 de outubro, encerra-se as celebrações religiosas e as festividades da cidade. O subtema é – Maria Ensinai-nos que Vocação é Graça e Missão. O padre Manoel de Oliveira Filho, Pároco da Paróquia Ascensão do Senhor, em Salvador, conduzirá a cerimônia.

Romaria em Bom Jesus da Lapa

O período de romaria de Bom Jesus da Lapa começou desde o dia 7 de julho e finaliza com o Tríduo e a Festa de Nossa Senhora Aparecida, nesta quinta-feira (12).

A peregrinação começou com a Romaria da Terra e das Águas e em seguida a Romaria do Bom Jesus da Lapa e o Setenário e Festa de Nossa Senhora da Soledade.

A romaria de Bom Jesus da Lapa foi considerada, recentemente, como Patrimônio Imaterial do Estado. A cidade é destaque por sediar a maior romaria da Bahia e é a terceira maior romaria do Brasil e a Festa de Nossa Senhora Aparecida.

A estimativa é que pelo menos 900 mil pessoas participem das celebrações durante todo este ano de 2023, haja visto que este ano, houve um número maior de excursões de outras regiões.

Fonte: Agência Sertão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *