Homem certo, no lugar certo. Graças a um bombeiro à paisana, um menino engasgado com enroladinho de salsicha, na lanchonete da escola, hoje está vivo.
O garotinho de Sinop, a 479 km de Cuiabá (MT), estava na escola de natação quando comeu o salgadinho, se engasgou e não conseguia respirar. Foram minutos de tensão e desespero.
Câmeras de segurança da escola mostram a mãe tentando ajudar a criança, sem sucesso. Até que o bombeiro chega, de camiseta laranja, age rapidamente e consegue salvar o menino.
Manobra de Heimlich
Com a técnica chamada de Manobra de Heimlich, o sargento Joelson Ferraz, do Corpo de Bombeiros, se ajoelha, segura o menino engasgado contra o peito dele e passa a realizar o protocolo para desengasgar a criança.
Felizmente deu certo. Depois de desengasgar o menino, ele foi levado para atendimento médico.
Como agir nessa hora
A Manobra de Heimlich consiste em usar as mãos para fazer pressão sobre o diafragma da pessoa engasgada. Isso provoca uma tosse nela e faz com que o objeto seja expulso pelos pulmões.
Quando a vítima é criança, é preciso se ajoelhar, primeiro, depois coloque-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome, se ela estiver consciente.
Uma de suas mãos deve permanecer fechada sobre a chamada “boca do estômago” dela, enquanto a outra comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão.
Depois, faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Enquanto faz o socorro, tente acionar, rapidamente, o Samu ou Corpo de Bombeiros.
Primeiro atendimento
No caso do menininho de Sinop, por sorte e técnica, tudo acabou bem!
Cada segundo é importante nessa hora, por isso não perca tempo!
Fonte: Só Notícia Boa