O Festival da Cultura Japonesa de Salvador 2025 chega à sua 17ª edição e acontece entre sexta (05/09/2025) e domingo (07/09/2025) no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, localizado na Avenida Luís Viana Filho, Itapuã. O evento, apresentado pelo Ministério da Cultura, Gazin Colchões e o Estado da Bahia, terá oficinas culturais, apresentações musicais e de danças, artes marciais, concursos e experiências gastronômicas. A expectativa é reunir mais de 80 mil visitantes nos três dias.

Programação artística e cultural
Palco Haru
O espaço contará com a participação de Guilherme Briggs, dublador de personagens como Superman, Buzz Lightyear, Optimus Prime e Rei Julien. Também será realizado o Miss Nikkey Bahia, concurso de beleza nipônica tradicional no Brasil. O palco receberá ainda apresentações musicais de Denilson Félix, Pamela Yuri, Fabio Aruga e do Coral Cosmos.
Palco Natsu
A programação inclui apresentações de artes marciais como Sumô, Kendo, Aikido, Judô, Karatê e Iaidô. O Grupo Cultural Wado exibirá o Matsuri Dance, que mistura pop, rock e funk ao ritmo japonês “ondo”. O Grupo de Odori, com mais de 20 integrantes, apresentará o Bon Odori, dança tradicional comunitária dedicada a homenagear os antepassados.
Oficinas e experiências
Espaço Cultural
O público poderá participar de oficinas de Shodō (caligrafia japonesa), Oshibana (arte com flores e folhas prensadas), Sumi-ê (pintura com tinta preta) e Pixel Art. Também haverá aulas de Mangá, Comics, Desenho Artístico, Pintura e Colorização Digital.
Cerimônia do Chá
O festival oferecerá a tradicional Cerimônia do Chá, prática cultural japonesa que une espiritualidade e reflexão.
Gastronomia e compras
Mais de 20 restaurantes servirão pratos como sushi, tempurá, udon e lamén. As salas Sakura e Tsuru terão workshops gastronômicos com chefs como Mariene Fukushima, Hugo Marubayahi, Rodrigo Ávila, Maria Sugimoto, Amauri (Kikkoman) e André Matias Lima.
Além da alimentação, o público poderá adquirir artigos relacionados à cultura japonesa, como o maneki neko (gato da sorte), produtos de anime, mangás e flores.
Presença diplomática
No sábado (06/09/2025), o embaixador do Japão, Hayashi Teiji, participará do festival. Ele ministrará uma oficina especial de Sumi-ê, em celebração aos 130 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão.
Fonte: Jornal Grande Bahia / Foto: ASCOM