Domingo, 27/08/2023 – 12h20
Por Redação
O governo brasileiro vai estudar a implementação de um consulado-geral, na capital de Angola, em Luanda. A informação foi declarada pelo o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em coletiva de imprensa durante a cerimônia de inauguração da galeria Ovídio de Melo, no Instituto Guimarães Rosa, neste sábado (26).
“Com aproximadamente 30 mil brasileiros, Angola já abriga nossa maior comunidade em todo o continente africano; por isso, instrui o chanceler Mauro Vieira a estudar a abertura de um consulado-geral em Luanda, que seria o primeiro em um país de língua portuguesa na África”, explicou o presidente.
Diferente de uma embaixada, que é uma representação diplomática do governo brasileiro junto a gestão do respectivo país estrangeiro, o consulado tem o objetivo de atender questões relativas a brasileiros no exterior, como repatriamentos, hospitalizações e prisões, e também serviços como emissão de vistos ou passaportes e legalização de documentos, entre outros, tanto para brasileiros quanto estrangeiros.