Brasília passará a contar com a quinta geração de internet móvel, mais conhecido como 5G, a partir desta quarta-feira (6). Com isso, a capital federal será a primeira cidade do país a contar com a tecnologia. A estimativa era de que todas as capitais tivessem o 5G funcionando até o dia 31 de julho, mas o prazo foi prorrogado até 29 de setembro em decorrência de dificuldades logísticas para importação de equipamentos.
De acordo com informações divulgadas pelo conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações, Moisés Moreira, ao g1, a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, já concluiu as etapas necessárias para liberar o 5G na capital federal, incluindo a instalação de filtros para evitar interferência.
Para ter acesso à internet 5G, os usuários precisarão ter um celular que tenha a tecnologia, não sendo necessário uma atualização do pacote de dados. Atualmente, o 5G oferecido por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, não sendo tão rápido quanto será a nova tecnologia. Mais detalhes ainda serão divulgados oficialmente.
Fonte: Alô alô Bahia