Brotoejas e assaduras: saiba como tratar e prevenir

saúde

Dermatologista orienta sobre cuidados necessários para evitar o surgimento desses incômodos na pele

As brotoejas e as assaduras podem acometer a pele do pescoço não apenas de bebês, mas também de adultos. Isso pode acontecer por diversos fatores, como o excesso de suor, uso de muitas camadas de roupas, febre alta, alergias, sobrepeso e obesidade. Tudo isso causa incômodo e até dores em casos graves.

As brotoejas são bolinhas avermelhadas na pele que causam coceira causadas pela retenção de suor. Já as assaduras são causadas pelo contato da pele com substâncias como o suor, ocasionando a proliferação de fungos e bactérias. Segundo a dermatologista Paula Copas, ambas as condições costumam ser frequentes em regiões como o pescoço. 

“Os motivos podem ser diversos, como um perfume que despertou uma alergia, o excesso de roupas no frio, como camisetas de gola alta e cachecóis, mas também é possível acometer pessoas em condição de sobrepeso ou obesidade, em que as dobras da pele podem acumular umidade”, explica a profissional consultora da TheraSkin. 

Para ajudar a lidar com esses incômodos, a especialista listou algumas dicas para tratar e prevenir o surgimento de brotoejas e assaduras na pele. Confira! 

Usar roupas frescas

Principalmente quando for praticar exercícios físicos, é preferível roupas de tecidos mais leves e respiráveis. Assim, o suor é expelido de forma correta, sem obstruções, evitando o surgimento de brotoejas e assaduras. 

Manter a pele limpa e seca

Para evitar o surgimento de brotoejas e assaduras, é imprescindível manter a rotina de higiene da pele, com banhos frescos, e evitar deixar a pele com suor por muito tempo, pois a acidez da transpiração pode irritar a pele.

Usar sabonetes neutros

Na hora da higiene, sabonetes perfumados podem causar alergias na pele, principalmente se já está sensibilizada. Portanto, prefira sabonetes neutros e sem perfume, que não agridam a pele.

Manter a pele hidratada

A hidratação é um dos cuidados mais importantes para manter a pele livre de inflamações e dermatites. Por isso, é importante consumir pelo menos 2 litros de água todos os dias e utilizar cremes e loções hidratantes após o banho.

Usar produtos calmantes

Para acalmar a pele já irritada pelas brotoejas e assaduras, é recomendado o uso de produtos que acalmem a área afetada, restaurando a barreira cutânea e aliviando desconfortos.

Fonte: Alto Astral / Foto: Shutterstock

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *