Deve continuar fazendo muito calor em boa parte da Bahia pelo menos até domingo (19), com temperaturas acima dos 40ºC em várias cidades.
A boa notícia é que as chances de chuva devem aumentar no início da próxima semana, principalmente nas áreas da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, da divisa de Minas Gerais até Juazeiro. Estas regiões têm sido bastante afetadas pela onda de calor, iniciada na última quarta-feira (8).
As chuvas podem ser volumosas, com chance de acumulados de até 100 milímetros (mm) em algumas localidades, entre segunda-feira (20) e quinta-feira (23). No entanto, pode haver irregularidade na precipitação. Enquanto alguns municípios devem receber volumes maiores, outros podem ficar com pouca ou nenhuma chuva.
Além disso, as diferentes fontes de previsões meteorológicas apontam prognósticos divergentes para o estado. Enquanto os modelos internacionais trazem previsões mais otimistas, o último boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) apontou para possibilidades mais modestas de chuva, com concentração apenas no Extremo-Oeste do Estado, nas divisas da Bahia com Goiás e Tocantins. As previsões do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Cptec/Inpe) também não são muito animadores.
Os modelos apontam ainda que a faixa leste da Bahia deve ficar sem chuvas expressivas nos próximos dez dias, com possibilidade apenas de algumas pancadas ou chuvas fracas nas cidades litorâneas, incluindo Salvador. Na faixa que vai de Vitória da Conquista, até Paulo Afonso, incluindo as regiões de Jequié e Feira de Santana, a probabilidade de chuvas expressivas é bem pequena.
Já as previsões estendidas indicam que as chuvas continuarão irregulares na Bahia, com temperaturas voltando a subir a partir do fim da próxima semana. Nos últimos dias do mês, ainda pode chover de forma modesta em algumas regiões e as novas chuvas volumosas estão previstas apenas para a segunda quinzena de dezembro.
Importante ressaltar que as previsões de médio e longo prazo indicam apenas tendências, com probabilidade de acerto menor do que as previsões mais curtas, de até sete dias. A Agência Sertão monitora diariamente os prognósticos de diversas fontes diferentes para produzir suas matérias sobre meteorologia.
Onda de calor
A onda de calor tem afetado fortemente as condições climáticas em várias áreas da Bahia. A maior temperatura do mês no estado até agora foi registrada nesta terça-feira (14), em Ibotirama, onde o termômetro do Inmet marcou 41,2ºC.
Outras cidades como Bom Jesus da Lapa, Correntina, Santa Rita de Cássia e Formosa do Rio Preto também vem registrando temperaturas acima de 40ºC desde o início da semana. Em Barreiras, a máxima chegou q 39,9ºC nesta quarta-feira.
No estado de Minas Gerais, as cidades de Espinosa, Janaúba e Nova Porteirinha registram suas maiores máximas históricas na terça. Nesta quarta a temperatura chegou a 43,4ºC em São Romão, cidade da margem direita do Rio São Francisco na região Norte do estado.
Fonte: Agência Sertão