Camaçari e região ganham curso gratuito de criação de games para indústria baiana

cidades

O Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Camaçari, em parceria com o Instituto Burburinho Cultural, oferece gratuitamente o curso Criar Jogos Labs para 100 estudantes da rede pública de ensino da região.

Com aulas presenciais de setembro a novembro, o curso aborda desde a gestão de ideias até a programação de jogos, oferecendo aos participantes uma formação completa na área.

Para Kennedy Souza, aluno do IFBA, seria interessante criar um jogo inspirado na cultura africana: 

“Eu e meu amigo estamos pensando em criar um jogo baseado na arte e na cultura africana. Este curso será fundamental para o nosso projeto, especialmente na parte de programação. Quero transformar isso não só em diversão, mas também em uma carreira nos próximos anos”, comenta Kennedy.

Além disso, parceria com o IFBA Camaçari oferece aos estudantes acesso a um espaço de inovação equipado com as ferramentas necessárias para a criação de jogos. A iniciativa conta com o apoio de empresas como o Grupo Boticário e a Núclea, que investem no desenvolvimento de talentos na área de tecnologia.

“O Criar Jogos Labs é uma iniciativa inovadora que democratiza o acesso a uma área que antes era muito restrita”, afirma Thiago Ramires, Diretor de Projetos do Instituto Burburinho Cultural. 

O mercado de games no Brasil está em constante expansão. Na Bahia, ocorreu um crescimento de 325% nos últimos quatro anos, segundo o II Censo da Indústria de Jogos Digitais. Apesar de não liderar o Nordeste, a Bahia apresenta um crescimento significativo, com 17 empresas de jogos digitais em 2022.

Para Gildevan Dias, game designer e palestrante do curso, é necessário descentralizar a produção de jogos e fomentar o desenvolvimento de talentos em regiões fora do Sudeste.

 “Queremos mostrar que qualquer jovem pode se tornar um desenvolvedor de games e contribuir para o crescimento da indústria no Brasil.”

Fonte: BN / Foto: Reprodução / Erick Schons /


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *