O Núcleo de Avaliação Funcional do Aparelho Digestivo (Nafad) está realizando uma campanha de doações de fraldas geriátricas, em parceria com a Farmácia Brito, para beneficiar o Lar do Irmão Velho, em Feira de Santana. A instituição conta atualmente com mais de 60 idosos residentes.
As doações dos kits estão sendo feitas através do site oficial da campanha www.nafad.com.br/nafadsolidario, onde é possível clicar na opção ‘Doar agora’ e ser direcionado ao e-commerce da farmácia, que está dando descontos que variam entre 10% e 20% para as pessoas que comprarem o produto. A entrega das fraldas será feita pela própria farmácia ao Lar do Irmão Velho.
De acordo com o médico e coordenador científico do Nafad, Fábio Teixeira, o núcleo surgiu há 15 anos e agrega médicos de todo o Brasil.
“O Nafad veio agora na pandemia conectar centros de todo o país, fazendo grandes lives, reunindo de mil a 1.200 médicos, vários centros de treinamentos, fazendo com que a medicina possa ser compartilhada de forma totalmente humanizada e individualizada para o paciente”, explicou Fábio Teixeira em entrevista ao Acorda Cidade.
O médico Ricardo Torres, que é coloproctologista e diretor interno do Lar do Irmão Velho, afirmou que, em parceria com o Nafad, a entidade já vem há algum tempo fazendo algumas ações.
“O Lar do Irmão Velho, como todos sabem, é uma instituição com mais de 60 anos na cidade e tem como objetivo abrigar idosos vulneráveis. A gente tem algumas demandas e em conversas e pelo fato de eu também fazer parte do Nafad, criamos essa campanha com o objetivo de arrecadar fraldas para a instituição. É uma campanha muito prática, não é preciso muita coisa, e a Farmácia Brito entrou como nossa parceira para aquisição das fraldas com desconto, mas o doador pode fazer isso de casa, fazendo doações do site e a gente garante que todas essas fraldas adquiridas vão ser entregues no Lar do Irmão do Velho”, destacou o médico.
O desconto é proporcional à quantidade de pacotes adquiridos pelos doadores: um pacote recebe 10% de desconto sobre o valor do produto. A partir de cinco pacotes o desconto é de 15%, e a partir de 10 pacotes o desconto é de 20%.
“Temos o site, que as pessoas podem clicar no link do Nafad Solidário, que joga diretamente para um site especial da Farmácia Brito, que foi feito para a campanha. No link criado para o Nafad Solidário a pessoa irá comprar com desconto, fazer o pagamento, e a entrega será feita pela farmácia Brito. Também se as pessoas entrarem no Instagram do Lar do Irmão Velho (@lardoirmaovelho) irão encontrar o link da campanha. Vamos estar sempre divulgando as campanhas na página da entidade”, explicou.
Solidariedade
Conforme o médico Fábio Teixeira, as entidades aproveitaram o período do Natal para convidar as pessoas à solidariedade.
“Esta não é uma campanha do Nafad ou da Farmácia Brito, é uma ação social. A gente quer também chamar a população de Feira de Santana para replicar esse link, no grupo do whatsapp, compartilhar com todos os amigos. Essa campanha é para que cada um possa ser um agente solidário. Em março vamos ter uma ação social aonde vamos levar todas as impressões das notas fiscais. Quem puder doar um, dois, três ou mais, e além disso ser um mensageiro da campanha, os velhinhos precisam disso.”
Para o médico Ricardo Torres, em cada ser humano existe a bondade, o que falta muitas vezes é uma oportunidade.
“Muita gente quer ajudar, mas não sabe como, então a partir disso, a gente aproveitou para fazer a campanha. Existe a questão da sensibilidade e eu acho que tem muita gente que está despertando para isso. E que talvez nossa função aqui na terra é muito mais do que simplesmente a nossa vida. A gente tem irmãos, pessoas que estão mais ao nosso redor, e a gente precisa ressignificar a nossa vida e ajudar o próximo. Porque as realidades são importantes.”
Na avaliação de Fábio Teixeira, na pandemia, muitas pessoas ficaram enclausuradas, e muitos estão voltando desse período com hipersensibilidade, hipervigilância, depressão e ansiedade, mas também sentimentos de solidariedade e amor ao próximo.
“Isso despertou vários lados do ser humano, e também o lado de ser bom e mostrar a bondade que pode estar intrínseca. Então talvez esse seja um momento para que todos possam sair de casa e fazer o bem. Por isso, carregamos a bandeira, que é fazer o bem, por um bem maior, com mais sentimento de boa vontade. E eu acho que o veículo de fazer o bem é sair de casa, dar um bom dia, dizer eu te amo, dar um abraço, fazer com que as pessoas se sintam, e a gente tem que chamar a todos porque esse é um momento de energia, e se pudermos colocar a energia do bem, do amor na vida, a gente poderia viver muito melhor”, reiterou.
Fonte: Acorda Cidade